“Pouco conheço da história e da vida dessa Igreja Particular, mas sei que aqui também há um povo numeroso que pertence a Deus (cf. At 18,10), que tem acolhido a sua santa palavra e assumido o caminho do seguimento a Jesus Cristo, como caminho para a edificação do Reino de Deus”, disse dom Esmeraldo.
Entre as orientações pastorais, destaca a opção preferencial pelos pobres e a proposta de uma Igreja que cuide e esteja em permanente estado de missão. Ele disse ainda que se sente fortalecido com a presença em Porto Velho, de Dom Moacyr Grechi e de Dom Antônio Possamai. "Os bispos eméritos são pessoas que nos edificam", declarou.
Dom Esmeraldo foi transferido de Santarém (PA), e conhece a região amazônica desde 2007. Em julho de 2012, nesta cidade acontecerá o encontro dos bispos da Amazônia, comemorando os 40 anos daquele que foi conhecido como Documento de Santarém, que marcou uma nova etapa da Igreja na região.
Dom Moacyr Grechi, a pedido do novo arcebispo, permanecerá na arquidiocese como arcebispo emérito e afirma que continuará sendo o amigo das pequenas comunidades, o sacerdote dos doentes e necessitados da misericórdia divina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário