terça-feira, 27 de março de 2012

ARQUIDIOCESE DE BOTUCATU REALIZA DE FÓRUM DE PASTORAIS SOCIAIS

ForumBotucatu
Na último domingo a Arquidiocese de Botucatu realizou o Iº Fórum das Pastorais Sociais, no Colégio Santa Marcelina em Botucatu, com a participação de mais de 160 pessoas. A abertura do evento foi organizado pelo Conselho Arquidiocesano de Leigos (CAL). No início dos trabalho, o arcebispo de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo falou aos participantes, apontando os objetivos do Fórum. Lembrou a abertura da 5ª Semana Social Brasileira, que tem o desafio de promover o debate sobre o Estado brasileiro.

Para o presidente da Comissão Arquidiocesana para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e coordenador dos evento, Monsenhor José Lorusso, o Fórum é a “Igreja que sai da sacristia, contrariando a ideia de que a Igreja não deve se preocupar com o social, apenas com as almas. Preocupando-nos com o social nos preocupamos com a pessoa e assim inserimos o desejo maior da própria vivencia de fé, uma fé compromissada que salva a alma e a pessoa toda, não só uma parte.”

A diversidade das obras sociais da Igreja local foi apresentada pela coordenadora da Cáritas arquidiocesana, Maria Rosa, que as considerou “uma grande riqueza de serviço e apoio aos pobres”. Também participou do encontro o assessor da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz, padre Ari Antônio dos Reis. Ele ressaltou a importância da ação social em Botucatu. “Na ação das pastorais sociais a Igreja se faz presente junto aos pobres e fragilizados e diante deste processo é necessária a reflexão da realidade do Estado Brasileiro”, explicou o assessor.

O Fórum começou com uma reflexão sobre a história do Estado e os motivos do seu surgimento, seguida da exposição sobre a sua realidade atual. No final, os participantes aprofundaram, em trabalhos de grupo, as características do Estado que queremos, proposta pela 5ª Semana Social Brasileira. por: cnbb

Nenhum comentário:

Postar um comentário