Cerca de 500 educadores se reuniram em Itaguaçu (ES) para participar do 4º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, promovido pela diocese de Colatina (ES). O bispo diocesano, dom Décio Sossai Zandonade, abriu a programação, presidindo missa na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.
“Violência na Escola” foi o tema discutido no encontro. O palestrante, João Bosco de Castro, que tem 50 anos de experiência em educação, abordou com mais profundidade a questão da violência psicológica que pode acontecer entre professor e aluno. Segundo ele, a educação se faz por meio da relação permeada pelo amor.
João Bosco utilizou teatro e poesia em sua apresentação, envolvendo os professores, que puderam contar experiências vividas e também dividir seus questionamentos sobre o tema. “Ele conseguiu envolver os participantes, levando-os a uma reflexão importante”, acredita o coordenador diocesano da Pastoral da Educação, Anderson Mendes Batista dos Anjos. O coordenador disse ainda que a proposta do encontro foi valorizar uma educação pautada na formação de valores e na cultura da paz, ao invés da violência.
O 4º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação contou com a parceria das paróquias da diocese de Colatina, das Secretarias Municipais de Educação, Superintendências Estaduais, faculdades da região e escolas particulares, que participaram e enviaram seus representantes.
Na ocasião, o grupo também assistiu a apresentações de dança que mostraram um pouco da cultura local. Entre os participantes, estavam educadores, futuros professores, alunos, pais, secretários municipais de educação, prefeitos e vereadores.
A data e o local do próximo encontro ainda não estão definidos. Anderson adianta, porém, que o evento acontecerá provavelmente em uma das paróquias que compõem a Área BR-101 Sul, que é formada pelos municípios de Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário