sábado, 31 de dezembro de 2011

ARCEBISPO METROPOLITANO DE BH DOM WAMOR PRESIDIRÁ MISSA DE ANO NOVO

missa_de_ano_novo
O Dia Mundial da Paz - 1º de janeiro - terá Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, no Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais.
Os romeiros que visitarem o Santuário da Padroeira de Minas, localizado num cenário de belezas naturais, com vistas para o mar de montanhas que simbolizam Minas, poderão celebrar a chegada do ano novo com a Missa presidida pelo Arcebispo. Também será uma oportunidade para visitar a exposição de mini presépios, que reúne a arte de vários povos e países.
A Missa será às 11 horas, na Igreja Nova das Romarias.
Restaurante do Santuário resgata tradição milenar
As famílias e grupos de amigos que forem ao Santuário no Dia Mundial da Paz poderão saborear o Bolo de Reis, uma tradição milenar muito comum em países da Europa. Conforme a tradição, o Bolo de Reis é feito com ingredientes que simbolizam os presentes que os três reis magos deram ao Menino Jesus. A côdea (casquinha) simboliza o ouro, as frutas cristalizadas e secas representam a mirra e o aroma assinala o incenso.
Dentro do bolo, pequenos objetos, feitos com massa americana, são sinais de sorte para o ano novo. Os pombinhos representam a fraternidade, a lentilha, a prosperidade e o coração sinaliza o amor.
Pela tradição, o bolo de reis deve ser comido de uma só vez, dividido entre familiares e amigos. Existem várias lendas sobre a origem deste costume. Uma delas diz que os três reis magos, para decidir quem daria o primeiro presente ao Menino Jesus, encomendaram um bolo que, em seu interior, tinha uma fava. O rei mago que recebesse a fatia do bolo com o ingrediente seria o escolhido. A lenda não diz quem foi o contemplado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário