terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

CURSO PARA BISPOS ABORDA MISSÃO DA IGREJA

A vida consagrada e a missão dos bispos são temáticas escolhidas para a edição 2014 do Curso para Bispos promovido, anualmente, pela arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). Os documentos da Igreja Ad gentesPerfectae CaritatisChristus Dominus servem como base para os estudos do episcopado. O curso tem início nesta segunda-feira, 3, e prosseguirá até a sexta, 7.

De acordo com o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, esta edição do curso é continuação dos estudos e reflexões propostas pelo Concílio Vaticano II.
“Temos aproveitado para revisitar os documentos do Concílio nas comemorações dos seus 50 anos. A cada ano aproveitamos para aprofundar alguns dos temas dos documentos conciliares. Os conferencistas trazem todos os textos e discussões que se sucederam nestes anos, depois da aprovação e divulgação do documento conciliar. Tem sido de uma riqueza imensa”, explica dom Orani.
Entre os conferencistas estão o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, e o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz.
Consciência Missionária
O cardeal Filoni abordará o documento Ad Gentes, tratando do perfil missionário na atualidade. A palestra irá tratar da consciência missionária e do compromisso de enviar missionários para as regiões de missões e para os continentes fora do Brasil.
“É importante notar que muitas novas comunidades enviam missionários para a Europa, que vive uma profunda crise de vocações. Mas os padres diocesanos também devem se empenhar na abertura ao espírito missionário nos países que nos evangelizaram no passado e nas grandes regiões da Amazônia, que precisam de evangelizadores e anunciadores da Palavra de Deus pelo autêntico testemunho de vida, levando os sacramentos e o encontro pessoal com o Cristo”, comenta dom Orani.
Dom João Braz de Aviz apresentará o documento Perfectae Charitatis, que reflete sobre as questões ligadas à dimensão vocacional e das experiências da vida religiosa.
Outros bispos da CNBB foram convidados como o bispo de Garanhuns (PE), dom Fernando José Guimarães, que abordará as experiências e desafios específicos da Vida Consagrada e o bispo emérito de Petrópolis (RJ), dom Filippo Santoro, com o tema "A missão do bispo à luz do Decreto Conciliar Christus Dominus.
Tradição
O Curso para bispos no Centro de Estudos e Formação do Sumaré começou em julho de 1990, com a presença do então cardeal Joseph Ratzinger e o tema “O ministério Petrino em nosso tempo”. Daquela data em diante, com apenas duas exceções, todos os anos tem sido realizado o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário