A tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes levou mais de 130 mil fiéis para as ruas de Porto Alegre na manhã desta terça-feira, dia 02 de fevereiro. Nem mesmo o forte calor afastou a multidão de fiéis, que há 137 anos, faz deste feriado o principal evento religioso da capital gaúcha.
O arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati e o governador do Estado, Tarso Genro, dentre outras autoridades e padres da Arquidiocese participaram da procissão.
A programação iniciou às 7h com uma Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, centro de Porto Alegre. Padre Irineu Brandt presidiu a primeira celebração e, recordando o evangelho, destacou que a presença de Nossa Senhora na vida das pessoas, serve para apontar Jesus como a salvação: “Maria nos coloca Jesus como um farol para nossas vidas. Queremos caminhar hoje e dizer: Eu sinto que o Senhor caminha comigo, eu sinto a presença Dele na minha vida”.
Ao fim da missa, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi conduzida em procissão pelas ruas de Porto Alegre no seguinte trajeto: saindo da Rua Vigário José Inácio, avenidas Mauá, Castelo Branco e Sertório onde fica o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes. A imagem foi recebida no local por fiéis de todas as idades, com uma chuva de papel picado, aplausos e queima de fogos.
Uma Missa campal foi celebrada e presidida por dom Dadeus. Ele destacou que na festa de apresentação de Jesus, os cristãos devem agir como Simeão e contemplar a salvação que vem de Deus. Lembrando o tema da Festa de Navegantes e a Campanha da Fraternidade de 2012 que é “Saúde”, o Arcebispo destacou: “Temos que nos olhar como irmãos e, por isso, devemos pensar para que todos tenham acesso a uma saúde pública de qualidade”, enfatizou.
No período da tarde, a imagem permanecerá na Praça Navegantes, para que os católicos possam ter um momento de oração. Já às 20h, a imagem será entronizada no Santuário.
Governador e prefeito participaram da procissão
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati participou da procissão. Para ele, a festa de Nossa Senhora dos navegantes é a maior expressão de fé da capital: “É uma festa religiosa e cultural extraordinária. É o maior evento religioso que a cidade tem. E a prefeitura apoia de forma dobrada este ano, acabamos sendo o principal patrocinador, além de toda a infra-estrutura para garantir segurança e tranquilidade aos fiéis. O que demonstra a sua importância para a nossa cidade”, disse.
Já o governador Tarso Genro ressaltou a ‘solidariedade’ e o ‘acolhimento’ como principais características da festa dedicada à Maria: "Esse evento é forte, solidário e de acolhimento para a população. A fé é um elemento religioso de agregação, de estabelecer vínculos e isso ocorre aqui, na procissão de Navegantes" disse.
Ordem do Mérito
Antes do Início da Missa Campal, a Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes fez a entrega da Ordem do Mérito de Nossa Senhora dos Navegantes. A homenagem é entregue àqueles que prestarem serviços inestimáveis para a realização da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que é o primeiro patrimônio imaterial de Porto Alegre. Receberam a honraria, o arcebispo Dom Dadeus, e ao prefeito José Fortunati. Os agraciados tiveram seus nomes aprovados por unanimidade pela Mesa Administrativa da Irmandade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário