O cardeal Sean O'Malley, arcebispo de Boston, anunciou a criação da comissão na semana passada, após uma reunião do Papa Franciscocom os 8 cardeais que o assessoram sobre o governo da Igreja e a reforma da burocracia vaticana.
O'Malley disse à imprensa que a comissão estudará os programas existentes para ajudar as crianças, examinar os padres, capacitar os funcionários das igrejas e sugerir iniciativas.
A Igreja e a proteção das crianças
As iniciativas para a defesa das crianças são uma prioridade naIgreja Católica. Em Mônaco da Baviera (Alemanha), foi realizada em novembro (dias 6 a 8) a 2ª Conferência Anual do Centro para a Proteção de Menores (CCP). O evento internacional foi organizado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pela Conferência Episcopal Alemã.
Segundo o serviço informativo da Gregoriana (ano III, 3), nesta ocasião, reuniram-se 130 pessoas provenientes de todas as dioceses alemãs e representantes de outras dioceses espalhadas pelo mundo. Os relatores compartilharam com os participantes o progresso de um novo programa de educação online para a proteção dos menores.
O que é o Centro para a Proteção de Menores?
É um programa financiado também pela fundação papal, que se dedica, desde 2012, à formação e-learning dos padres, religiosos e agentes pastorais comprometidos em curar as feridas dos abusoscometidos pelo clero.
O conteúdo programático do curso online abrange âmbitos como a psicologia, a teologia e o direito canônico. O objetivo do CCP é favorecer a ajuda às vítimas de abusos sexuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário