Foi hoje publicada a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz a ter lugar no dia 1 de Janeiro de 2014.
“Fraternidade, Fundamento e Caminho da Paz” é o tema da mensagem em que o Papa convida a redescobrir o valor da solidariedade como remédio para os males sociais do mundo de hoje.
Na linha de continuidade com as precedentes encíclicas sociais como a Populorum Progressio (de Paulo VI), a Solicitudo Rei Socialis (de João Paulo II) e outras, Francisco recorda que tanto as pessoas como as nações devem, num espírito de fraternidade e comunhão, trabalhar juntas para construir o futuro da humanidade; um dever que recai primeiramente sobre os mais favorecidos.
O Papa Francisco sublinha ainda que a solidariedade cristã pressupõe que o próximo seja amado não só como ser humano com os seus direitos e a sua igualdade fundamental em relação a todos os demais, mas como imagem viva de Deus Pai (…) como um irmão.
O Papa prossegue recordando que a fraternidade é a premissa para vencer a pobreza. Pobreza é, de facto, falta de fraternidade entre os povos e entre os homens.
“Em muitas sociedade – lê-se na mensagem – sentimos uma profunda pobreza relacional, devido à carência de sólidas relações familiares e comunitárias; assistimos preocupados, ao crescimento de diferentes tipos de carências, marginalização, solidão e de várias formas de dependência patológica. Uma tal pobreza só pode ser superada através da redescoberta e valorização de relações fraternas no seio das famílias e das comunidades, através da partilha das alegrias e tristezas, das dificuldades e sucessos presentes na vida das pessoas.
Tais relações fraternas passam, na óptica do Papa, pela redescoberta da fraternidade na economia, por uma fraternidade que extingue a guerra, a corrupção e o crime organizado, por uma fraternidade que ajuda conservar e a cultivar a natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário