sexta-feira, 8 de junho de 2012

NOTA DE CONDOLÊNCIAS DA CNBB PELO FALECIMENTO DE DOM AGOSTINHO SARTORI

 por: cnbb
dom-Agostinho2A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu na manhã de hoje, 6 de junho, uma nota de condolências pelo falecimento do bispo emérito de Palmas/Francisco Beltrão (PR), dom Agostinho José Sartori, 83 anos.
Segundo informações da diocese, dom Agostinho encontrava-se internado no Hospital São Lucas desde o dia 26 de maio com importante baixa do nível de consciência, devido a sequelas provenientes dos males de Parkinson e Alzheimer, resultando no seu falecimento.
Leia abaixo a nota da CNBB.
Nota de condolências pelo falecimento de dom Agostinho José Sartori
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com pesar, a notícia do falecimento, aos 83 anos de idade, de dom Agostinho José Sartori, bispo emérito de Palmas/Francisco Beltrão (PR) ocorrida na manhã desta quarta-feira, 6 de junho de 2012.
“Bom mestre, grande homem e grande servidor da Igreja”, como expressou, recentemente, dom José Antonio Peruzzo, bispo de Palmas/Francisco Beltrão, dom Agostinho deixa uma história de bondade na vida do povo do sudoeste do Paraná. Intrépido lutador pela educação e incentivador das pastorais sociais, ele enfrentou um período longo de enfermidade. Sua vida, no entanto, foi profundamente marcada pelo dinamismo evangelizador, pela dedicação aos mais pobres e pelo testemunho franciscano de amor pela Igreja.
O seu lema episcopal é uma expressão contundente da missão realizada durante toda a sua vida: "Donec Christus Formetur" (Até que Cristo se forme em vós). O testemunho dado em cada fase de seu ministério como bispo mostrou o vigoroso compromisso de dom Agostinho com a inspiração que levou para seu trabalho desta declaração de entrega do apóstolo Paulo aos Gálatas.
Estamos juntos com dom Peruzzo e com o povo da diocese de Palmas/Francisco Beltrão, neste momento, para a ação de graças pela vida desse nosso irmão. Uma vida dedicada ao Reino foi um presente que recebemos dos céus. Enviamos nosso abraço fraterno aos familiares de dom Agostinho e aos Capuchinhos e pedimos ao Pai que o acolha com o descanso eterno.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário