No próximo domingo, 27 de maio, a diocese de Criciúma (SC) completa 14 anos de criação. Foi através da publicação da bula papal “Sollicitus de Spirituali Bono” (Solícito pelo Bem Espiritual de Seus Fiéis), em 1998, que a diocese foi criada pelo papa João Paulo II.
A notícia chegou ao Brasil por comunicado à diocese de Tubarão, que até então congregava todas paróquias do sul catarinense, sob a missão do bispo dom Hilário Moser. Na mesma data, foi nomeado o primeiro bispo, dom Paulo Antônio De Conto, na época, bispo da diocese de Cáceres (MT). A partir de então, foi constituída a Comissão para Instalação da diocese, coordenada pelo atual vigário geral, padre Wilson Buss. A instalação oficial ocorreu no dia 15 de agosto de 1998.
Com a transferência de dom Paulo, em 2008, padre Wilson Buss assumiu como administrador diocesano. E desde 16 de setembro de 2009, sob anunciatura do papa Bento XVI, a diocese está sob a missão de dom Jacinto Inácio Flach, natural de Bom Princípio (RS), cuja posse ocorreu no dia 13 de novembro de 2009.
Tendo São José por padroeiro, a diocese de Criciúma compreende atualmente seis comarcas, que congregam 29 paróquias e um santuário diocesano, abrangendo 541 comunidades. Seu território é de 5.046,7 km², com 25 municípios e mais de 550 mil habitantes.
“Pedimos que o Espírito Santo, nesse Domingo de Pentecostes, ilumine e fortaleça a vida e a evangelização da diocese de Criciúma”, invoca o vigário geral, padre Wilson Buss.
Nenhum comentário:
Postar um comentário