sábado, 31 de agosto de 2013

PAPA NOMEIA PIETRO PAROLIN COMO NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO

                                                  Pietro parolin
 
  O atual núncio apostólico na Venezuela, Arcebispo Pietro Parolin, foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo Secretário de Estado do Vaticano, substituindo o Cardeal Tarcisio Bertone. A notícia foi anunciada oficialmente na manhã deste sábado, 31.
O comunicado ressalta que o Papa pediu ao Cardeal Bertone que permaneça no cargo até o dia 15 de outubro de 2013. Naquela data, em audiência com toda a Cúria Romana, Francisco agradecerá publicamente o fiel e generoso serviço prestado à Santa Sé pelo cardeal salesiano e apresentará dom Piero Parolin a seus colaboradores.
O novo Secretário de Estado nasceu em Schiavon, na região do Veneto, norte da Itália, e está com 58 anos de idade. De família simples, ficou órfão de pai aos 10 anos, ingressou no seminário aos 14. Estudou em Roma, foi ordenado sacerdote em 1980 e iniciou carreira diplomática na Santa Sé em 1986. Foi representante da Santa Sé na Nigéria e no México.
Em 2002, foi chamado novamente a Roma e nomeado vice-secretário da Seção para as Relações com os Estados, colaborando com os Cardeais Angelo Sodano e Tarcisio Bertone. Dom Pietro se ocupou das relações com os países asiáticos, como Vietnã e China até 2009, quando foi nomeado por Bento XVI para a Nunciatura de Caracas. A nomeação de Dom Pietro Parolin marca o retorno à Secretaria de Estado de um diplomata de formação.
Governadorato
Outra mudança importante foi anunciada pelo Papa Francisco na sexta-feira, 30 de agosto: a nomeação do sacerdote espanhol padre Fernando Vérguez Alzaga, de 68 anos, como novo Secretário-Geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.
Membro da Congregação dos Legionários de Cristo, padre Alzaga exercia desde 2008 a função de diretor da Direção das Telecomunicações do Estado da Cidade do Vaticano. Ordenado sacerdote em 1969, fez mestrado em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e obteve o diploma da Escola de Arquivista no Arquivo Secreto Vaticano.
Em 1972 iniciou seu serviço à Santa Sé na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Em 1984 foi transferido para o Pontifício Conselho para os Leigos, assumindo, dez anos mais tarde, o cargo de chefia no Setor Internet da Santa Sé. 

MISSA PELO DIA DO MAÇOM

Padre Nilson entre os maçons

 

 
 
Sim, eles fizeram de novo: Missa pelo dia do Maçom na diocese de Pesqueira, uma verdadeira Casa da Mãe Joana.
Você certamente se lembra, caro leitor, da escandalosa Missa pelo dia do Maçom celebrada na diocese de Pesqueira, Pernambuco, no ano passado. A repercussão, inclusive internacional, foi enorme, e o post acabou sendo o mais lido de todo o ano de 2012 no Fratres.
Pois bem: neste ano, eles fizeram de novo. A informação é do site Pesqueira em Foco:
Missa Em Homenagem Ao Dia Do Maçom (20 de Agosto)
Publicado em 26/08/2013 – Missa em homenagem ao dia do Maçom (20 de Agosto), Hoje em Sanharó-PE, Celebrada por Pe. Nilson, que contou com a presença de membros das lojas maçônicas de Sanharó, Belo Jardim e Pesqueira. Sem esquecer da bela participação da Banda Filarmônica Santa Cecília e da comunidade de Sanharó.
O celebrante, Padre José Gomes de Melo, conhecido como Padre Nilson, é Administrador Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e “articulador” (?) da Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Diocese de Pesqueira.
Desta vez, os maçons foram mais discretos — deixaram o avental do ano anterior e usaram apenas um pequeno broche.
No ano passado, interpelado por um fiel, o bispo diocesano, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, pediu desculpas e respondeu simplesmente que… acabara de chegar de viagem! Qual será a desculpa da vez, senhor bispo? Sua Excelência Reverendíssima é pura e simplesmente conivente? Banimos de pronto a idéia de que o senhor possa também ser mais um dos “irmãos” das lojas de Pesqueira… Deus nos livre!
E o que espera a Nunciatura Apostólica para tomar uma atitude? E os dicastérios competentes da Cúria Romana? Aguardarão o escândalo se repetir ano após ano em total inércia?
Não deixe de manifestar o seu repúdio às autoridades eclesiásticas, de preferência por telefone ou fax:
* Fonte: Fratres in Unum.com
Dom José Luiz Salles - Bispo da diocese de pesqueira
Dom José Luiz Salles – Bispo da diocese de pesqueira
 
 

Nota do Bispo de Pesqueira advertindo sobre a maçonaria.

 
Texto da Nota emitida por Dom José Luiz Ferreira Salles, na tarde deste dia 30 de agosto de 2013, através da Cúria diocesana de Pesqueira, após reunião com a Comissão diocesana de pastoral para a Doutrina da Fé
Aos padres, religiosos (as), leigos (as) e a todos aqueles que as presentes letras virem, saudação, paz e bênção  em nosso Senhor Jesus Cristo.
A respeito da celebração presidida pelo Pe. José Gomes de Melo realizada em Sanharó no dia 20 do corrente mês, que deu margem a comentários  na internet que denigrem a Santa Igreja, faço saber a todos que:Lamento profundamente a reincidência neste erro gravíssimo que traz muitos transtornos à nossa Igreja diocesana. Por ocasião de denuncia sobre fato semelhante ocorrido em Belo Jardim, foram tomadas as medidas cabíveis de admoestação ao padre envolvido naquele triste e reprovável episodio, conforme o Direito Canônico e as orientações da Santa Sé. Também o Padre José Gomes de Melo foi severamente advertido, está afastado de suas funções paroquiais em Sanharó e das demais funções diocesanas. Ao mesmo, visivelmente arrependido, recomendamos recolhimento, penitência, oração e exigimos retratação perante a Igreja. Imediatamente, o citado padre nos apresentou uma carta escrita, assinada de próprio punho, na qual pede perdão e compromete-se a se retratar publicamente.
Esta Igreja diocesana reafirma a comunhão com a doutrina da Igreja e não permite que seja celebrada qualquer função em união com qualquer associação que não esteja em comunhão com a Doutrina da Igreja,. Não é permitido que se realize nenhuma ação litúrgica para a maçonaria nem consentido que sejam apresentados seus símbolos nas celebrações, muito menos que se celebre em ambiente de denominação maçônica.
Os presbíteros desta Diocese receberão um comunicado oficial do ocorrido tornando-os cientes de que será determinada a sumária suspensão do padre que porventura cometa qualquer abuso litúrgico ou ouse expor a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo à qualquer situação vexatória desta ou de outra natureza.
Aproveito esta Nota para ratificar a fidelidade desta Igreja diocesana à Cristo e à sua Igreja, sempre pronta a testemunhar a fé e anunciar a Boa Nova do Reino, percorrendo os caminhos da missão – frequentemente árduos – para santificar a todos.
Pesqueira, 30 de agosto de 2013
Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsRBispo Diocesano
 
Fonte: Comissão diocesana para a Doutrina da Fé

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

BISPOS DIVULGAM NOTA DE SOLIDARIEDADE AS FAMILIAS ATINGIDAS PELA CHAPADA DO APODI E PELA BARRAGEM DE DA OITICICA



CNBB – REGIONAL NORDESTE II
PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE NATAL
Arquidiocese de Natal, Diocese de Mossoró e Diocese de Caicó

AO POVO DE DEUS, AOS HOMENS E MULHERES DE BOA VONTADE, DO ESTADO DO RIO G. DO NORTE


A Igreja Católica no Rio Grande do Norte, atenta às aspirações e sofrimentos do Povo de Deus, retratados no rosto das famílias que necessitam das ações básicas de saúde, educação, terra, moradia e segurança pública de qualidade, assume, por este ato, a dor, as angústias e esperanças das famílias rurais campesinas, que neste momento, vivem as incertezas geradas pelo Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, planejada pelo DNOCS, através de decreto de desapropriação do Governo Federal, e pela construção da Barragem de Oiticica, no Seridó, com influência direta nas populações dos municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando.
          Solidário a todas as famílias atingidas por esses projetos, a Igreja Católica, representada por seus pastores, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o Bispo Diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o Administrador Diocesano de Caicó, Mons. Ivanoff da Costa Pereira, reunidos em Caicó, nesta data, conclama os clérigos, os fiéis batizados, a sociedade civil organizada, e os homens e às mulheres de boa vontade a:
  
  1. Renovar o compromisso de defesa dos direitos das famílias campesinas atingidas pelo Projeto do Apodi, manifestada na Carta dos Bispos da Província datada do dia 05/12/2011.
  2. Prestar apoio às famílias acompanhadas na Chapada do Apodi, porque desejosas de acesso ao direito à terra, à água para o consumo humano e para a produção agroecológica e solidária, visto que há mais de meio século vivem da agricultura familiar naquela região;
  3. Reconhecer a importância que terá para toda a região do Seridó potiguar a construção da Barragem de Oiticica. Contudo, a todos se impõe o compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais das famílias que serão atingidas diretamente pela construção dessa barragem.
  4. Os governantes e as autoridades constituídas para o dever que têm de promover, defender e realizar os direitos e garantias fundamentais dessas famílias, facultando-lhes os meios e instrumentos indispensáveis ao efetivo direito dessas famílias.
  5. Para isso, a Igreja crer na força e na necessidade do diálogo transparente e honesto de todos os envolvidos, sejam as famílias que já vivem nas terras atingidas, sejam as autoridades e organizações que auxiliam na construção e na implementação de tão significativos projetos.
  6. Por fim, convidamos a todos a unir-se a nós, Bispos da Igreja, na visita pastoral que faremos a essas famílias, a se realizar no dia 04 de setembro, às 10 horas, no Projeto de Construção da Barragem Oiticica, em Barra de Santana, Jucurutu; e às 17 horas, no Acampamento das Famílias no Projeto do DNOCS, na Chapada do Apodi.
      
Cremos que o respeito à pessoa humana e as famílias atingidas por esses projetos, devem orientar a todos na busca das melhores soluções que amenizem o sofrimento dessas famílias, restituindo-lhes a esperança e a crença de que continuarão a ser sujeitos protagonistas de suas histórias e do próprio desenvolvimento social, econômico e político, como expressão maior da fé que se traduz no compromisso com a vida e com a dignidade humana.

Que Deus, pelas mãos de Maria, a Senhora da Esperança, fortaleça a todos em suas lutas e convicções, “para que todos tenham vida, e vida em abundância (JO, 10,10).

DOM JAIME VIEIRA ROCHA

Arcebispo Metropolitano de Natal

DOM MARIANO MANZANA

Bispo Diocesano de Mossoró

Mons. IVANOFF DA COSTA PEREIRA

Administrador Diocesano de Caicó

MISSA EM PALMAS - TO MARCOU INSTALAÇÃO DO REGIONAL NORTE 3 DA CNBB

BisposN3
 
A missa de instalação aconteceu no Centro de Evangelização Casa de Maria Rainha da Paz, em Palmas (TO). Na homilia, dom Philip, que é bispo da diocese de Miracema do Tocantins, também enfatizou que o novo Regional deve ser "uma igreja alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, pois elas nos levam à missão". Ele relembrou os discursos do Papa Francisco no Brasil e reforçou que o Norte 3 deve viver a "cultura do encontro".
A acolhida aos presentes foi feita pelo arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães. Também participaram da solenidade: dom Giovane Pereira de Melo, da diocese de Tocantinópolis (TO); dom Romualdo Matias Kujawski, da diocese de Porto Nacional (TO); dom Rodolfo Luís Weber, da prelazia de Cristalândia (TO); dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia (GO); dom José Luís Majella Delgado, da diocese de Jataí (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB e, dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF), no ato representando o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis.
Um trecho da ata da 51ª Assembleia Geral foi lido diante dos fiéis. Conforme a ata, a criação do Regional recebeu 264 favoráveis e apenas 03 desfavoráveis. Como uma das justificativas para a criação do regional, os bispos do Tocantins apresentaram à CNBB argumentos sobre as distâncias físicas e pastorais da sub-região Pastoral de Tocantins em relação às capitais Goiânia e Brasília, que muitas vezes inviabiliza a participação da comunidade.
Missão
MissaN3Na tentativa de buscar caminhos para os trabalhos missionários do novo regional, o estado do Tocantins sediará em outubro o 1º Congresso Missionário, que ocorrerá na cidade de Guaraí, diocese de Miracema, de 19 a 20 de outubro.
O Regional Norte 3 é constituído pelo Estado do Tocantins, com a extensão territorial de 277.620,858 Km² e formado por 139 municípios do Tocantins e mais sete municípios do Estado de Goiás, somando uma população de aproximadamente 1.500.453 habitantes.
É composto pela arquidiocese de Palmas, pelas dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis e Miracema e pela prelazia de Cristalândia. Tem como presidente dom Philip Dickmans (diocese de Miracema), vice-presidente dom Romualdo Kujawski (diocese de Porto Nacional) e secretário dom Rodolfo Weber (prelazia de Cristalândia).
  
Possui 178 paróquias, contando com a presença de 183 padres diocesanos, 30 religiosos, 33 diáconos permanentes, 101 religiosas, 15 Novas Comunidades e milhares de leigos e leigas, membros das pastorais, dos movimentos, dos organismos e dos serviços eclesiais. Conta ainda com um seminário, que acolhe atualmente cerca 45 estudantes na Filosofia e Teologia, e um Tribunal Eclesiástico

PAPA FRANCISCO AGRADECE, EM CARTA AO PRESIDENTE DA CNBB, ACOLHIDA RECEBIDA NO BRASIL

papaedamasceno
 
 O presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, recebeu esta semana uma carta do Papa Francisco. No texto, o Santo Padre agradece a acolhida recebida no Brasil e, em especial, na cidade de Aparecida.
Confira a íntegra da carta:
Querido irmão,
Venho renovar-lhe a expressão do meu agradecimento e, através de sua pessoa, a todos quantos o mesmo seja devido nessa amada diocese, particularmente no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, pelo carinho que me receberam e tudo predispuseram da melhor maneira para que eu pudesse visitar a casa da Mãe de todos os brasileiros.
Guardo indeléveis, na memória e no coração, as imagens daquela ativa assembleia litúrgica e da multidão festiva que na esplanada do Santuário, mesmo com frio e a chuva, quiseram acompanhar-me na minha peregrinação à Aparecida. Sem dúvidas foi também uma oportunidade para reviver as belas recordações da minha permanência no Santuário, durante a Quinta Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Confiei a Ela, Nossa Mãe, a vida de cada brasileiro, bem como pedi que fizesse arder no coração de cada sacerdote desse imenso País um zelo sempre maior por anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.
Peço-lhe também para que, na sua qualidade de Presidente da CNBB, se faça intérprete do meu vivo apreço e gratidão aos Bispos do Brasil, a todos os párocos, pastorais e movimentos eclesiais pelo carinho e empenho postos na preparação e realização da Jornada Mundial da Juventude. Esta foi, certamente, um evento em que o Senhor cumulou de graças a Igreja que está no Brasil. Faço votos para que as sementes que foram lançadas possam frutificar permitindo uma nova primavera para a Igreja nesta amada Nação.
Reconhecido, retribuo todas as gentilezas recebidas, confiando a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, as dioceses e prelazias brasileiras, juntamente com os seus pastores, enquanto de coração a todos concedo uma especial Benção Apostólica e peço que, por favor, não deixem de rezar por mim.
Vaticano, 2 de Agosto de 2013.

SEMANA NACIONAL DA FAMILIA: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ CATÓLICAS DOS FILHOS

digitalizar00133
 
 Durante a Semana Nacional da Família (SNF) que está sendo realizada, entre os dias 11 e 17 de agosto, em paróquias e comunidades de todo o Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família (CEPVF), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), preparou alguns textos para aprofundamento e reflexão.
Este ano, o tema da SNF é “Transmissão e educação da fé cristã na família”, dentro desse contexto, a CEPVF divulgou mais um texto para colaborar com as atividades, e grupos de estudos que estão sendo realizadas pelas dioceses do país. O segundo texto trata da responsabilidade do papel dos pais perante a família e, principalmente, perante os filhos dentro de uma realidade individualista que, muitas vezes, tornam relativos os juízos e os valores morais.

PARABÉNS AO NOSSO QUERIDO MONS. ÔNIO CALDAS DE AMORIM PELOS 60 ANOS DE VIDA SACERDOTAL


Hoje dia 16 de agosto está celebrando 60 anos de Ordenação Sacerdotal o Mons. Ônio Caldas de Amorim.
Parabéns Mons. Ônio, que Deus o recompense pelos seus 60 anos de sacerdócio. Conheço alguns anos o padre Ônio. Exemplo e modelo de sacerdote católico, nunca diz não a um desafio. Dotado de uma sabedoria, que poucos tem, é fiel a seu rebanho e sempre tem uma palavra de conforto e aconselhamento.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PASTORAL AFRO-BRASILEIRA DA CNBB REUNÍU EDUCADORAS PARA PLANEJAMENTO

educadoras negras
 
 De 1º a 03 de agosto foi realizada, em Brasília, a 2ª Reunião das Educadoras Negras da Pastoral Afro-brasileira da CNBB (PAB). O encontro teve por objetivo a elaboração das orientações metodológicas para o uso do subsídio “História e Cultura Africana e Afro-Brasileira” no contexto escolar durante as atividades do ano letivo de 2014.
A organização avaliou de forma positiva a reunião que atingiu os objetivos esperados. Foi uma oportunidade para a formação continuada das educadoras e a produção de orientações para o uso do subsídio que será divulgado em todos os espaços educativos. O encontro teve a coordenação do assessor da Pastoral Afro-brasileira da CNBB, padre Jurandyr Azevedo, com a participação das educadoras: Marinete da Silva Morais (MG); Francisca Izabel da Silva Bueno (RS); Vera Lucia Lopes (SP); Jacinta Maria Santos (MA); Silvana Sampaio Gomes (BA); Euterlúcia Santos Rodrigues Souza (DF).

PADRE CÉLIO DA DIOCESE DE CAICÓ, PARTICIPA DA 26ª ASSEMBLEIA DOS NÔMADES DO BRASIL EM CAXIAS DO SUL

foto 4
 
  De 28 de julho a 02 de agosto foi realizada em Caxias do Sul (RS) a 26ª Assembleia da Pastoral dos Nômades do Brasil com a presença de agentes pastorais, ciganos, padres, leigos e bispos. Os participantes refletiram à luz do Evangelho, atividades voltadas ao acolhimento dos ciganos, parquistas e circenses. A Assembleia contou com a elaboração de um planejamento de ações para o período de julho de 2013 a julho do próximo ano.
Além disso, os agentes assumiram o compromisso de parcerias entre os diversos movimentos da Igreja. De acordo com o secretário executivo e assessor da Pastoral dos Nômades da CNBB, padre Wallace do Carmo Zanon, “a Assembleia foi um momento muito importante para os agentes da Pastoral dos Nômades, contribuindo para a partilha e a oração nesta missão da construção do Reino de Deus junto ao povo nômades."

PAPA FRANCISCO AOS SEMINARISTAS: "A ESCOLHA DA VOCAÇÃO SACERDOTAL É UMA COISA SÉRIA. É CASAR-SE"

 
                       
PapaFrancisco29052013O jornal ‘L'Osservatore Romano’, na edição da última quarta-feira, 07 de agosto, trouxe detalhes do encontro do Papa Francisco com os cerca de 60 jovens pertencentes ao grupo vocacional da Diocese de Bréscia, Itália. Este grupo realizou peregrinação ao Vaticano à pé, desde Poggio Bustone, por ocasião do 35º aniversário da morte do Papa Paulo VI.
O grupo de jovens da Diocese de Bréscia era bastante heterogêneo, sendo formado por casais de namorados, jovens esposos, aspirantes a seminaristas, catequistas e jovens que fazem um percurso espiritual buscando um discernimento vocacional. Após participar da Missa em memória de Paulo VI, na Basílica de São Pedro, os jovens expressaram o desejo de encontrar o Papa Francisco, o qual – segundo o L’Osservatore -, informado do pedido, os acolheu com prazer.
Pouco depois das 18 horas, Francisco saiu para encontrá-los diante da Casa Santa Marta e dirigindo-se a eles disse: “Vos agradeço tanto por esta visita. Isto é muito bonito. Agrada-me muito”.
Os jovens – refere o L’Osservatore – estavam tão certos que o Papa Francisco não os iria desiludir, que haviam já preparado um breve discurso de saudação. Eles agradeceram a Francisco pela confiança que deposita nos jovens e as orientações que lhes deu nos dias da JMJ Rio 2013. Entre outras coisas, a jovem intérprete, em nome de todos, citou de memória algumas passagens marcantes dos discursos de Francisco no Rio. Ao acabar, o Papa demonstrou agradável surpresa e disse: “Ehi! Mas que bela memória, te recordas de tudo?”
Aos jovens presentes que pensam em entrar no seminário, o Papa recomendou para iniciarem este novo caminho ‘com seriedade’. “Vocês verão que é uma alegria, uma alegria mas não uma brincadeira. É uma coisa séria. É como casar-se. Então, é uma escolha séria na vida. Porém, quando se leva uma coisa à sério, então ela torna-se bela. Mesmo se difícil”, observou o Santo Padre.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

BRAZÃO DO PAPA FRANCISCO

Lo Stemma
di Papa Francesco
Franciscus - miserando atque eligendo

SPIEGAZIONE DELLO STEMMA
miserando atque eligendo

LO SCUDO
Nei tratti, essenziali, il Papa Francesco ha deciso di conservare il suo stemma anteriore, scelto fin dalla sua consacrazione episcopale e caratterizzato da una lineare semplicità.
Lo scudo blu è sormontato dai simboli della dignità pontificia, uguali a quelli voluti dal predecessore Benedetto XVI (mitra collocata tra chiavi decussate d’oro e d’argento, rilegate da un cordone rosso). In alto, campeggia l’emblema dell’ordine di provenienza del Papa, la Compagnia di Gesù: un sole raggiante e fiammeggiante caricato dalle lettere, in rosso, IHS, monogramma di Cristo. La lettera H è sormontata da una croce; in punta, i tre chiodi in nero.
In basso, si trovano la stella e il fiore di nardo. La stella, secondo l’antica tradizione araldica, simboleggia la Vergine Maria, madre di Cristo e della Chiesa; mentre il fiore di nardo indica San Giuseppe, patrono della Chiesa universale. Nella tradizione iconografica ispanica, infatti, San Giuseppe è raffigurato con un ramo di nardo in mano. Ponendo nel suo scudo tali immagini, il Papa ha inteso esprimere la propria particolare devozione verso la Vergine Santissima e San Giuseppe.
IL MOTTO
Il motto del Santo Padre Francesco è tratto dalle Omelie di San Beda il Venerabile, sacerdote (Om. 21; CCL 122, 149-151), il quale, commentando l’episodio evangelico della vocazione di San Matteo, scrive: “Vidit ergo lesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me” (Vide Gesù un pubblicano e siccome lo guardò con sentimento di amore e lo scelse, gli disse: Seguimi).
Questa omelia è un omaggio alla misericordia divina ed è riprodotta nella Liturgia delle Ore della festa di San Matteo. Essa riveste un significato particolare nella vita e nell'itinerario spirituale del Papa. Infatti, nella festa di San Matteo dell'anno 1953, il giovane Jorge Bergoglio sperimentò, all’età di 17 anni, in un modo del tutto particolare, la presenza amorosa di Dio nella sua vita. In seguito ad una confessione, si sentì toccare il cuore ed avvertì la discesa della misericordia di Dio, che con sguardo di tenero amore, lo chiamava alla vita religiosa, sull'esempio di Sant'Ignazio di Loyola.
Una volta eletto Vescovo, S.E. Mons. Bergoglio, in ricordo di tale avvenimento che segnò gli inizi della sua totale consacrazione a Dio nella Sua Chiesa, decise di scegliere, come motto e programma di vita, l'espressione di San Bedamiserando atque eligendo, che ha inteso riprodurre anche nel proprio stemma pontificio.

IV ROMARIA DOS CATEQUISTASDO REGIONAL CENTRO - OESTE


Nova Imagem 6A Comissão de Animação Bíblico Catequética do Regional Centro Oeste, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizará a IV Romaria do Catequista, a ser realizada no Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade (GO), no dia 18 de agosto, às 6h. O objetivo é reunir todas as Dioceses do Regional Centro Oeste e outros interessados para celebrar a vida. O lema será: "Creio, mas aumentai a minha fé" (Mc 9,14)
De acordo com os organizadores do evento, haverá uma caminhada que se iniciará no portal da entrada da cidade até a Basílica do Santuário. As caravanas de todo o regional se concentraram na entrada de Trindade no Portal do Divino Pai Eterno, antigo trevinho de Trindade às 5h30.
Após a concentração, o grupo sairá em procissão às 6h para o Santuário, seguindo um carro de som. Durante o trajeto, haverá quatro paradas com reflexão até o santuário, conduzidas pelo padre Eduardo Calandro e a animação ficará por conta do cantor Antonio Baiano e Filho.
Em seguida, às 8h haverá uma missa presidida por dom Eugênio, bispo referencial da catequese do Regional Centro Oeste. Após a celebração, haverá um show no ginásio de esportes com o cantor Antonio Baiano e Filho.

PAPA ESCOLHE O TEMA DA FRATERNIDADE PARA ODIA MUNDIAL DA PAZ 2014

FranciscoCatedral27072013
“Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”: este é o tema do 47º Dia Mundial para a Paz, que será celebrado em 1º de janeiro de 2014, o primeiro do Papa Francisco. De acordo com um comunicado do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, o Pontífice escolheu a fraternidade como tema já que “desde o início do seu ministério como Bispo de Roma, destacou a importância de superar a ‘cultura do descartável” e de promover a ‘cultura do encontro’, para caminhar rumo à realização de um mundo mais justo e pacífico”.
Diante dos inúmeros dramas que atingem a família humana, como pobreza, conflitos, criminalidade organizada e fundamentalismos, a fraternidade é fundamento e caminho para a paz. Esses mesmos dramas e a cultura do bem-estar fazem perder o sentido da responsabilidade e da relação fraterna. Os outros, ao invés de nossos ‘semelhantes’, aparecem como antagonistas ou inimigos e muitas vezes como objetos. Não raramente, os pobres e os necessitados são considerados como um “fardo”, que impede o desenvolvimento. Ou seja, não são mais vistos como irmãos, chamados a compartilhar os dons da criação, os bens do progresso e da cultura.
Como afirmou em várias ocasiões o Santo Padre, é a fraternidade que pode vencer o difundir-se da globalização da indiferença e enraizar-se em todos os aspectos da vida, inclusive na economia, nas finanças, na pesquisa científica e na política.

BALANÇO FINAL DAJMJ RIO 2013: PÚBLICOU RECORDE DE 3,7 MILHÕES DE PESSOAS EM COPACABANA


jmj2013 rioOs resultados alcançados pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) superaram as expectativas, de acordo com Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013. O público presente à Missa de Envio chegou a 3,7 milhões de pessoas, seis vezes maior que o número de presentes ao primeiro Ato Central, a Missa de Abertura (600 mil). O impacto econômico foi expressivo. Os visitantes desembolsaram R$ 1,8 bilhões, segundo números do Ministério do Turismo.  Os dados foram divulgados em coletiva à imprensa nesta terça-feira, 30.
No total, mais de 3,5 milhões de pessoas participaram da JMJ Rio2013, que contou com eventos em Copacabana, Quinta da Boa Vista, Rio Centro e em diversas paróquias da cidade. A cerimônia de acolhida do Santo Padre, na quinta-feira, 25, reuniu 1,2 milhões de pessoas em Copacabana, enquanto a Via-Sacra chegou a 2 milhões na sexta-feira, 26. Na vigília, cerca de 3,5 milhões de jovens estiveram na praia de Copacabana.
Foram 427 mil inscrições, de 175 países. Peregrinos inscritos com hospedagens foram cerca de 180 mil, enquanto as vagas disponibilizadas para hospedagem em casas de família e instituições chegaram a 356,4 mil.
“Nós vimos Deus agir. Deus atuou no meio de nós. Deus nos surpreendeu. Foi muito além do que planejamos. Temos visto na História como Deus tem atuado. Não tem outra explicação”, destacou Dom Orani.
Perfil dos inscritos
A JMJ Rio2013 contou com uma presença massiva de latinos. Os países com o maior número de inscritos foram, respectivamente, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Itália, Venezuela, França, Paraguai, Peru e México. Do total dos inscritos internacionais, 72,7% estiveram no Brasil pela primeira vez e 86,9% nunca haviam participado de uma Jornada.
Foram mais de 70 mil downloads no site oficial da JMJ Rio2013 e mais de 200 mil acessos. O facebook recebeu mais de 1,1 milhão de curtidas e o flickr superou 10 mil downloads.
Entre os peregrinos inscritos, 55% são do sexo feminino; 60% do público tem entre 19 e 34 anos. Foram 644 Bispos inscritos, dos quais 28 são Cardeais. Além disso, foram 7814 sacerdotes inscritos e 632 diáconos. Para cobrir a JMJ Rio2013 em 57 países, foram credenciados 6,4 mil jornalistas.
O evento também contou com 264 locais de catequese, em 25 idiomas. Foram 60 mil voluntários, mais de 800 artistas participantes dos Atos Centrais. Um total de 100 confessionários foram expostos na Feira Vocacional e no Largo da Carioca e 4 milhões de hóstias produzidas, 800 mil para Missa de Envio.
A geração de lixo foi inferior a outros eventos que acontecem em Copacabana, como o Réveillon. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu 345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais recicláveis, durante a JMJ Rio2013. O número representa cerca de 10% a menos do registrado na noite do último Ano Novo.  
Experiência de Fé
A renovação da fé e da esperança é o principal legado que a JMJ Rio2013 deixará no coração dos jovens, de acordo com Dom Orani. “Os jovens levaram consigo uma experiência de fé, de esperança muito grande. Tenho certeza de que jamais esqueceremos. Os jovens já são protagonistas hoje. O meu coração está muito agradecido”, destacou. O arcebispo disse ainda que está sendo viabilizada a criação de um instituto para a juventude que terá a responsabilidade de guardar as experiências da JMJ Rio2013 e trabalhar pelos jovens.
Entre os vários momentos significativos vividos junto ao Santo Padre, Dom Orani destacou dois: a relação de carinho com as crianças e a oração ao Cristo Redentor. “Todas as vezes que nos deslocávamos de helicóptero, o Santo Padre olhava para o Cristo e rezava. Eu que estava atrás dele, pude presenciar várias vezes esses momentos de oração.
A proximidade do Papa com as pessoas traz um testemunho para o mundo de que a Igreja está perto das pessoas, como uma mãe de seus filhos, explicou Dom Orani. “A Igreja antes de mais nada anuncia uma boa notícia a todos”, disse. Outro legado deixado pela JMJ Rio2013 foi a atenção do poder público e da mídia para a Região Oeste, onde está Guaratiba.
A cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora serão entregues à Cracóvia, próxima cidade-sede, apenas em Roma. A tradição é que sejam enviados para o Pontifício Conselho para os Leigos e no domingo de Ramos do próximo ano, serão entregues aos jovens da Polônia em cerimônia que deverá acontecer em Roma.

CNBBDIVULGA NOTA SOBREA SANÇÃO DA LEI 12.845/ 2013


cnbblogoA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou no final da tarde desta sexta-feira, 2 de agosto, uma nota oficial sobre a sanção da lei 12.845/2013. No texto, os bispos lamentam que o Artigo 2º e os incisos IV e VII do Artigo 3º da referida lei não tenham sido vetados pela Presidente da República, conforme pedido de várias entidades.
De acordo com a CNBB, a “nova lei foi aprovada pelo Congresso com rápida tramitação, sem o adequado e necessário debate parlamentar e público, como o exige a natureza grave e complexa da matéria”.
A seguir, a íntegra da nota:

Brasília, 02 de agosto de 2013
P – N – Nº 0453/13
NOTA DA CNBB SOBRE A SANÇÃO DA LEI 12.845/2013
Ao reconhecer a importância e a necessidade da lei que garante o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual (Lei 12.845/2013), sancionada pela Presidente da República, nesta quinta-feira, 1º de agosto de 2013, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB lamenta profundamente que o Artigo 2º e os incisos IV e VII do Artigo 3º da referida lei não tenham sido vetados pela Presidente da República, conforme pedido de várias entidades.
A nova lei foi aprovada pelo Congresso com rápida tramitação, sem o adequado e necessário debate parlamentar e público, como o exige a natureza grave e complexa da matéria. Gerou-se, desta forma, imprecisão terminológica e conceitual em diversos dispositivos do texto, com riscos de má interpretação e implementação, conforme evidenciado por importantes juristas e médicos do Brasil.
A opção da Presidente pelo envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional, para reparar as imprecisões técnicas constantes na nova lei, dá razão ao pedido das entidades.
O Congresso Nacional tem, portanto, a responsabilidade de reparar os equívocos da Lei 12.845/2013 que, dependendo do modo como venha a ser interpretada, entre outras coisas, pode interferir no direito constitucional de objeção de consciência, inclusive no respeito incondicional à vida humana individual já existente e em desenvolvimento no útero materno, facilitando a prática do aborto.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis                    Dom José Belisário da Silva
              Arcebispo de Aparecida (SP)                                 Arcebispo de São Luís (MA)
                  Presidente da CNBB                                         Vice Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário Geral da CNBB

EVANGELICO QUE CANTOU PARA O PAPA FOI DURAMENTE CRITICADO


O cantor e compositor Asaph Borba, participou da Jornada Mundial da Juventude e foi duramente criticado por evangélicos nas redes sociais.

O pastor e cantor Asaph Borba, um dos pioneiros no estilo musical "louvor e adoração" no Brasil, começou sua carreira há 37 anos e tem uma vasta experiência ministerial e musical no Brasil. Ele é o autor de canções como "Alto Preço" e "Jesus em Tua Presença", consagradas no passado e que até hoje são cantadas em várias igrejas. Como missionário Asaph explica que já participou de cerimônias religiosas diversas pelo mundo afora.


"... já cantei também em outras Igrejas e Seminários Católicos, Sinagogas, também para Budistas no Japão. Cantei Cânticos Proféticos na Catedral de Granada, ministrei para os comunistas em Cuba, por 16 anos ministro para os Muçulmanos em 8 nações do Oriente Médio, no Seminário Ortodoxo no Líbano e Grego Ortodoxos na Macedônia, para judeus e palestinos em Israel e Coptas no Egito." Postou Asaph em seu perfil no Facebook.

Asaph Borba foi criticado por alguns evangélicos, acusando-o de fomentar o ecumenismo ao cantar na Jornada Mundial da Juventude, onde o Papa esteve. Outros até o acusaram de idolatria per estar com os "idólatras".

O pastor Júnior Souza usou sua conta no Twitter para criticar o cantor: “Deixando de seguir @asaphborba você envergonha o sangue dos que morreram nas arenas por leões defendo a exclusividade da adoração a Cristo (sic)”, escreveu.

Nota do blogueiro: Só pode atacar o Asaph Borba quem tem o total desconhecimento de sua trajetória como missionário, cantor e compositor, mas acima de tudo como servo de Deus.

 Diante de Tanta polêmica, Asaph Borba publicou uma nota sobre os questionamentos e críticas:

Observando os questionamentos feitos por milhares de irmãos, nestes últimos dias, uma das preocupações mais citadas foi o quanto eu possa ou não, ter recebido por ministrar no evento da JMJ.

Quero então, com paciência e amor, declarar que nem um centavo sequer foi exigido ou recebido por mim para participar do congresso. Nem mesmo a passagem, gasolina ou alimentação foi oferecida e também não foi exigida por mim e pela equipe que me acompanhava. Também não vendi CDs, nem livros. Nossa gravadora não montou o tradicional estande de CDs e livros. Como já declarei, estive neste evento por direção de Deus e amor aquelas vidas .

Quando Matteo Calisi presidente da Fratenidade Católica Carismática Mundial fez o convite, em dezembro de 2012, depois de oração e conselho, aceitei e, como Paulo declara em 2 Cor. 6:11, simplesmente alarguei meu coração para ministrar aos jovens ali presentes e, como já falei, foi uma grande bênção.

Hoje, entretanto, comecei ver algumas mentiras postadas a respeito do assunto. Em entrevista a uma rádio no Rio o pastor me falou sobre um post que diz que fui cantar para o Papa. Mentira! Primeiro, cantei para Deus como o faço sempre e em qualquer lugar. Segundo, ministrei para um grupo de alguns milhares de jovens carismáticos sedentos por algo novo de Deus, liderados por um contingente impressionante de homens e mulheres, vindos de todo o Brasil e mundo, com fome e sede espiritual.

Tenho alegria em ter sido uma influência em meio a estas pessoas, a sei que fui sal e luz.

No dia 15 de novembro, estarei entre os índios no Matogrosso, por certo vai ter um pagé por lá, será que causará tanto alvoroço? Depois estarei em Nazaré e Belém entre árabes palestinos e católicos ortodoxos e assim por diante continuaremos proclamando. Depois, vou pra África do Sul, onde o presidente tem cinco esposas e os crentes que estarão no evento, não tenho a mínima ideia de quem sejam.

Mas o importante é que eu sei quem eu sou.

Graças a Deus que ordena na Palavra que sejamos testemunhas e não juízes. Aleluia!
Amo vcs!
Asaph