Como Administrador da Diocese de Caicó –¨sede vacante¨, Presidente da Fundação Educacional Sant’Ana e Diretor Geral do Sistema Rural de Comunicação, cumpre-me não só o dever, mas também o prazer de fazer um agradecimento em nome da Rádio Rural, a todos aqueles que construíram a história dessa que é uma das mais importantes instituição do Seridó: A Emissora de Educação Rural de Caicó. Com este livro queremos comemorar os 50 anos da Rádio Rural. Como não elevar a Deus um hino de louvor e agradecimento por ter concedido à Igreja Diocesana do Seridó fazer-se presente, por amor do Evangelho e da Cultura, pioneira no campo da comunicação radiofônica?
A Radio Rural de Caicó é um marco da Comunicação no interior do Estado. A respeito de sua obra, Dom Manuel Tavares afirmava sem hesitação: “Para mim, foi a maior coisa da minha vida que eu já fiz, foi a fundação da Rádio Rural. [...] Foi um ponto muito interessante de formação. Não era somente religião, era também a educação do povo. Eu deixo a mensagem que ela continue, de tal modo que eu desejo que seja a fonte de educação religiosa e civil do povo do Seridó, porque o povo precisa de uma educação a toda prova. (ARAÚJO, DOM MANUEL, 2003). A partir de então, os acontecimentos desta que todos chamam a “Radio da Igreja” se intercalam com os dramas, as expectativas e as esperanças do povo do Seridó. Por isso neste momento não podemos deixar de fazer a memória àqueles que contribuíram de forma decisiva para concretização desta obra perene: tendo Dom Manuel Tavares como idealizador , Padre Itan Pereira da Silva como executor, aos que vieram sucessivamente se somarem ao Padre Tércio que deu continuidade ao trabalho do primeiro diretor, funcionários, anunciantes e tantos outros que deram a sua contribuição como abnegados bem feitores que de forma anônima e discreta colaboraram para a edificação deste templo da comunicação.
A comemoração do meio século de existência de nossa Rádio acontece exatamente no ano dedicado à fé. O dinamismo que as iniciativas de evangelização não pode que requerer a recomeçar com humilde coragem, por um novo caminho de serviço ao Evangelho.
Certamente a Emissora de Educação Rural de Caicó continuará a escrever páginas importantes nesta já rica e nobre memória do povo seridoense. O serviço à fé e à humanidade, na defesa da vida, dos direitos humanos, o anúncio de paz a todos os homens de boa vontade estará sempre presente como força propulsora de uma comunicação feita com liberdade e responsabilidade.
Como promotora de uma comunicação solidária, a Radio Rural de Caicó, assume sua tarefa solícita aos apelos de todos aqueles que direta ou indiretamente se preocupam com a formação para paz e para a cidadania: dos pais, primeiros e insubstituíveis educadores dos seus filhos; da escola, que deve preparar os alunos a conhecer e compreender a linguagem das técnicas modernas, a avaliar os conteúdos e deles se servir com critério sadio, com moderação e autodisciplina; dos jovens, chamados a um papel importante na valorização dos meios de comunicação, tendo em vista a própria formação, a fraternidade e a paz entre os homens; dos poderes públicos, aos quais compete a promoção e a guarda do bem comum, no respeito da legítima liberdade.
Toda iniciativa da nossa Emissora tem o objetivo de formar o juízo crítico do ouvinte, a avaliar as notícias e as idéias que lhe forem propostas, não somente do ponto de vista da técnica, da estética, do interesse despertado, mas também do ponto de vista humano, moral e religioso, no que diz respeito aos valores supremos da vida.
A Diocese de Caicó quer e vai continuar dando sua contribuição, através dos seus meios de Comunicação, de maneira especial desta Rádio, para o ordenado progresso da comunicação no nosso Estado: contribuição de inspiração, de encorajamento, de exortação, de orientação, através da promoção destes valores humanos que o cristianismo, assumindo-os, vivifica, enobrece e orienta para o fim supremo do homem, fazendo de tal modo que ao admirável progresso técnico corresponda um verdadeiro e fecundo progresso espiritual e moral.
Formulamos, por isso, votos que a comemoração dos 50 anos da Rural seja ocasião para um consciente chamado a um despertar saudável das consciências e a um empenho solidário de todos por uma causa de tão grande importância; exortamos os nossos funcionários, amigos e bem feitores a uma ação generosa, em união de orações e de iniciativas com todos os que quiserem dar a sua desejada colaboração, a fim de que, com a ajuda de Deus e a intercessão da Virgem santíssima, possam ser alcançados os frutos que a Emissora de Educação Rural espera para o bem da família seridoense.