quinta-feira, 29 de novembro de 2012

BOMBEIROS MERINS DE CAICÓ LANÇAM NATAL ECOLÓGICOEM PARCERIA COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

 


O 2º Grupamento de Bombeiros Mirins de nossa cidade está sempre preocupado com as questões que envolvem o equilíbrio do meio ambiente. Por isso desenvolveu uma decoração natalina em parceria com a agência da Caixa Econômica Federal de Caicó-RN, toda feita de material reciclável, principalmente as garrafas pet.

Foram confeccionadas bolas, velas, papai Noel, guirlanda, poltrona, sinos e árvore de natal. Para tal foi utilizado mais de 03 mil garrafas pet.



O objetivo desse projeto é que ele seja implementado como uma política municipal de preservação do meio ambiente, e que possa envolver todas as escolas, os catadores de materiais recicláveis e a sociedade de modo que seja estendido para toda cidade, decorando praças, canteiros e o complexo da ilha de Sant’Ana.

Quem acompanhar de perto a decoração feita pelos Bombeiros Mirins é so dá uma passada em frente a agência da Caixa Economica na Avenida Carlindo Dantas que a peças já estão ornamentando o local.

PATOS/PB TEM CALOR COM SENSAÇÃO TERMICA DE 45 GRAUS

 



Do Mais Patos – A temperatura na cidade de Patos, sertão paraibano, deverá subir ainda mais nos próximos dias. A previsão é da meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).
De acordo com a meteorologista, o clima seco e quente é considerado normal para este período do ano. Ela disse também que a inibição de nuvens registrada em todo Nordeste é a responsável pela irradiação solar sobre as pessoas, que causa a sensação térmica no corpo.
Marle explicou que Patos tem registrado uma média de 38,9°C, que já é uma temperatura muito alta. Entretanto, a sensação térmica, ou seja, o efeito sobre o corpo humano é de 45°C. “A sensação térmica é medida pela velocidade do vento com a umidade do ar. A sensação térmica é bem mais alta do que a temperatura”, acrescentou.

BISPOS DA ALTA MESOPOTANIA FAZEM APELO EM PROL DA PAZ NA SIRIA



Um apelo urgente ao Papa, ao Secretário-Geral da ONU e a todos os Chefes de Estado a fim de evitar a catástrofe que ameaça as populações de alta Mesopotâmia, entre Tigre e Eufrates. É o que lançam à agência Fides, três bispos da região no final de três dias de jejum em que os cristãos da região pediram ao Senhor o dom da paz. O Arcebispo Jacques Behnan Hindo, titular da eparquia sírio-católica de Hassaké-Nisibi, da paróquia dos Santos Pedro e Paulo em Kamishly descreve uma situação à beira do abismo: “Nos últimos dias, os salafistas entraram em Ras al Ain. Dali fugiram 30 mil pessoas, que se somaram aos 400 mil refugiados já provenientes de Deir el Zor, Homs e Aleppo. Agora eles e os de Free Syrian Army, localizados na fronteira com a Turquia, podem apontar para a província de Jazira, aos centros urbanos de Hassaké e Kamishly. Se o fizerem, o exército de Assad irá bombardear, como já aconteceu em Ras al Ain. Será uma banho de sangue, e não haverá mais 800 mil pessoas obrigadas a fugir, sem saber para onde”.

O arcebispo, em coordenação com os outros bispos - os sírio-ortodoxos e assírios - e com os líderes locais de outras comunidades étnicas e religiosas, está engajado em iniciativas de mediação para evitar novas tragédias ao seu povo. “Nós, cristãos – conta à Fides Dom Hindo - junto com todos as outras componentes de árabes e curdas, enviamos uma carta ao Free Syrian Army e aos grupos salafistas, pedindo para não iniciar sua ofensiva A resposta até agora tem sido: esperamos as ordens de nossos líderes. Para evitar isso, nós enviamos um apelo urgente a Bento XVI e aos líderes das nações, pedindo-lhes para fazer pressão a fim de que os grupos armados não entrem em nossa região. Espero que o Papa fale também no Angelus de domingo”.

As estradas que ligam a alta Mesopotâmia alta a Damasco, Homs e Aleppo, estão interrompidas. Nas cidades também a eletricidade vai e vem. Nesta condição suspensa, as comunidades locais criaram comitês populares para manter a segurança nos bairros e gerenciar os fornos que produzem o pão para os refugiados. O Arcebispo Hindo confirma à agência Fides que os comitês populares, até agora se recusaram a pegar armas e se tornarem milícias de autodefesa. “Também a mim - disse à Fides Dom Hindo - propuseram a distribuição de 700 armas em Hassaké e mil em Kamishly. Eu recusei categoricamente, como todos os cristãos aqui. Os comitês populares não estão armados e não tem a ver com o governo

BISPOS DE COREIA EJAPÃO PRUDENTES EM RELAÇÃO À ENERGIA NUCLEAR

 
A Conferência Episcopal da Coréia (CBCK) divulgou uma nota sobre o 18° Encontro de intercâmbio de Bispos coreanos e japoneses, realizado em Gyeongju city, na arquidiocese de Daegu, em meados de novembro. Na agenda dos bispos, o tema da eliminação gradual das usinas nucleares ("Nuclear Power Phase-out").

Cerca de 40 bispos e sacerdotes participaram do encontro, lierado por Dom Peter Kang U-il, Bispo de Cheju, Presidente da Cbck, e do Arcebispo de Osaka, Dom Leo Jun Ikenaga, Presidente da Conferência Episcopal do Japão (CBCJ).

No primeiro dia de trabalhos, Pe. Thomas Seigel Michael (professor na Universidade Nanzan de Estudos de Ética Social) conferiu a palestra “Considerações teológicas sobre usinas nucleares”. O relator destacou a necessidade de desenvolver projetos de energia sustentável, como a energia eólica e a solar, para reduzir a dependência da energia nuclear.

CONTA DO PAPA NO TWITTER SERÁ APRESENTADA NO VATICANO

 

Bento XVI terá uma conta na rede social Twitter’. Já em fevereiro deste ano, o Arcebispo Dom Claudio Maria Celli havia revelado que a conta do Papa vai apresentar suas reflexões na oração do Angelus (habitualmente aos domingos), viagens, discursos e mensagens.

O Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS), vai apresentar oficialmente a conta no próximo dia 3 de dezembro, na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Além de Dom Claudio Maria Celli, a coletiva terá a presença de Mons. Paul Tighe, secretário do PCCS; do Diretor da Sala de Imprensa, Padre Federico Lombardi; do diretor do jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, Gian Maria Vian, e do assessor de comunicação da Secretaria de Estado, Greg Burke. Foi anunciada também a presença de Claire Díaz-Ortiz, diretora de Inovação Social do Twitter.

Com esta iniciativa, o Papa demonstra “a sua sensibilidade para as oportunidades que as novas tecnologias oferecem à comunicação e à comunicação de seus ensinamentos” – adianta Dom Claudio Maria Celli.

Em 28 de junho de 2011, Bento XVI assinou a primeira mensagem de um pontífice na rede social Twitter, anunciando o lançamento do novo portal multimídia do Vaticano www.news.va.

JORNALISTA JOELMIR BETING MORRE AOS 75 ANOS

 

O jornalista Joelmir Beting, de 75 anos, faleceu por volta da 1 hora desta quinta-feira, 29, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 22 de outubro para tratar de uma doença autoimune, quando o sistema imunológico ataca e destroi por engano, tecidos saudaveis do organismo. Ele respirava com auxí­lio de aparelhos desde o último domingo, 25, após sofrer um acidente vascular encefalico (AVC) hemorragico. Joelmir havia entrado em estado de coma irreversi­vel, segundo boletim médico divulgado nessa quarta-feira, 28.
Ainda não há informações sobre local de velório e sepultamento do corpo do jornalista. Joelmir Beting era casado desde 1963 com Lucila e teve dois filhos: o também jornalista Mauro Beting, e o publicitário Gianfranco.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PAPA DESTACA IGREJA COMO REINO DE CRISTO



Depois de presidir a solenidade de Cristo Rei neste domingo, 25, o Papa Bento XVI uniu-se ao fieis para rezar o Angelus. Antes da oração mariana, o Santo Padre destacou que o Reino de Cristo foi confiado à Igreja, que é sua “semente” e “início” e tem o dever de anunciá-lo e difundi-lo por toda a terra.

Bento XVI lembrou que a missão de Jesus e a mensagem que Ele veio trazer consistem em anunciar o Reino de Deus e colocá-lo em prática entre os homens com sinais e prodígios. Ele destacou que, conforme lembra o Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Lumen gentium, o Reino se manifesta, primeiramente na própria pessoa de Cristo.

E todos os fiéis são chamados a prolongar essa obra de salvação de Deus, a partir da conversão ao Evangelho, “colocando-nos firmemente na esteira daquele Rei que não veio para ser servido, mas para servir e para dar testemunho da verdade (cfr Mc 10,45; Gv 18,37)”.

Fonte: Canção Nova

ARCEBISPO DE NATAL RECEBE MEDALHA AO MÉRITO POLICIAL LUIZ GONZAGA


 
O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu nesta sexta-feira (23), a medalha ao mérito policial Luiz Gonzaga. A comenda foi concedida pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em razão da comemoração dos 178 anos de criação da Força Armada Estadual, aos membros da Polícia Militar, Forças Armadas, e aos cidadãos que se distinguiram por serviços prestados à corporação ou à Segurança Pública Potiguar, seja no campo militar, científico, social ou econômico. Dom Jaime recebeu a medalha das mãos da governadora do estado, Rosalba Ciarlini. Além do arcebispo de Natal, outras 29 autoridades foram agraciadas com a comenda. A solenidade foi realizada no auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal.

Em seu discurso, Rosalba Ciarlini destacou o governo arquidiocesano de Dom Jaime, lembrando do importante papel da Igreja Católica para a sociedade. “Precisamos da benção do Bom Pastor, Dom Jaime, nosso arcebispo, para que assim, possamos seguir no rumo certo para melhorar o nosso Estado”, ressaltou a governadora.

Além da medalha, a PM entregou o Diploma Amigo da Polícia, a pessoas que colaboraram para o bom desempenho das atividades policiais militares, de forma direta ou indireta.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DOM ODILO SCHERER PEDE QUE FIÉIS REZEM PELA PAZ EM SÃO PAULO

Diante do crescente aumento dos índices de violência e o crescente aumento dos assassinatos, no estado de São Paulo, o arcebispo metropolitano, cardeal Odilo Pedro Scherer, recomendou que os fiéis rezem pela paz.

O cardeal pediu que a oração seja divulgada nos meios de comunicação e nas mídias digitais, e que “as pessoas, famílias, grupos, comunidades e paróquias a rezarem pela paz em nossa cidade”, disse.
5º Mandamento da Lei de Deus: “não matarás!”

“Felizes os mansos; eles possuirão a terra;
felizes os que promovem a paz:
eles serão chamados filhos de Deus!” (Mt 5,3.9).



Oração pela paz

Ó Deus, Pai de todos nós,
que enviastes ao mundo vosso Filho, o Príncipe da Paz,
para que tivéssemos vida e paz por meio dele,
nesta hora tão difícil para a cidade de São Paulo,
nós vos pedimos com fé e humilde confiança:
enviai sobre todos nós o Espírito Santo
e despertai nos corações sentimentos de respeito por todos.
Que todos os habitantes desta Cidade,
colocando de lado as diferenças,
procurem unânimes edificar o convívio fraterno
na justiça, no respeito e na solidariedade,
a fim de que a nossa Cidade supere a violência
e nela habite a Vossa paz. Amém!

São Miguel Arcanjo, defendei-nos e protegei-nos!
São Paulo Apóstolo, ensinai-nos os caminhos da paz!
Nossa Senhora, Rainha da Paz, rogai por nós!

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

TRILOGIA DE BENTO XVI SOBRE 'JESUS DE NAZARÉ ' CHEGA HOJE AS LIVRARIAS EUROPEIAS



O livro final da trilogia de Bento XVI sobre ‘Jesus de Nazaré’, que chega hoje às livrarias europeias, apresenta Cristo como alguém que se opõe aos “poderosos” e alertou para o risco de confusão entre Igreja e poder político.

“Às vezes, no curso da história, os poderosos deste mundo colocam-no reino de Jesus sob a sua alçada, mas é precisamente então que ele corre perigo: querem ligar o seu poder ao poder de Jesus e, assim, deformam o seu reino, tornando-se uma ameaça para ele”, escreve o Papa, no volume intitulado ‘A infância de Jesus’.

Bento XVI cita autores da antiguidade, incluindo o poeta latino Virgílio, para falar no anseio de paz que se vivia no tempo de Jesus, e deixa um alerta: “Quando o imperador se diviniza e reivindica qualidades divinas, a política ultrapassa os próprios limites e promete aquilo que não pode cumprir”.

“Deus com a sua verdade, opõe-se à múltipla mentira do homem, ao seu egoísmo e à sua soberba”, prossegue.

O Papa assinala que a mensagem de Cristo pode levar a uma “persistente perseguição pelos dominadores que não toleram nenhum outro reino e desejam eliminar o rei sem poder, mas cujo poder misterioso temem”.

Jesus, diz Bento XVI, “não corresponde à expectativa imediata de salvação messiânica por parte dos homens, que se sentiam oprimidos não tanto pelos seus pecados quanto, sobretudo, pelos seus sofrimentos, a sua falta de liberdade, a sua existência miserável”.

“O homem é um ser relacional: se ficar transtornada a primeira relação fundamental do homem – a relação com Deus -, então nada mais pode estar verdadeiramente em ordem. É desta prioridade que se trata na mensagem e na atividade de Jesus”, acrescenta.

Joseph Ratzinger centra-se na figura que é apresentada pelos evangelhos canónicos, considerando estes livros como as fontes fidedignas sobre a vida de Cristo.

O volume divide-se em quatro capítulos e aborda o arco histórico que começa na apresentação da genealogia de Jesus e termina na sua separação e reencontro com os pais, em Jerusalém, aos 12 anos.

A trilogia sobre ‘Jesus de Nazaré’ começou a ser escrita por Joseph Ratzinger em 2003, antes da sua eleição como Papa, e conclui-se agora, nove anos depois, com um livro apresentado pelo próprio como “uma espécie de pequeno ‘pórtico’”.

A obra chega a Portugal pela mão da Princípia, que a edita nas versões impressa, eletrónica e áudio.

O livro tem uma tiragem inicial de mais de um milhão de exemplares em oito línguas (italiano, francês, inglês, espanhol, alemão, português [europeu e do Brasil], croata, polaco), estando previstas traduções em 20 idiomas.

ARQUIDIOCE DE NATAL DIVULGA DECRETO DE ARCEBISPO SOBRE O ANO DA FÉ


Arquidiocese de Natal divulgou, no dia 21 de novembro, Decreto do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, sobre o Ano da Fé.
Confira na integra o Decreto de n° 06/2012.

Decreto n° 06/2012

ANO DA FÉ NA ARQUIDIOCESE DE NATAL

Considerando que o Santo Padre Bento XVI proclamou o ano da Fé, de 11 de outubro passado a 24 de novembro de 2013, onde tenciona convidar o Povo de Deus, do qual é Pastor universal, assim como os irmãos Bispos de todo o orbe, para que se unam ao Sucessor de Pedro, no tempo de graça espiritual que o Senhor nos oferece, a fim de comemorar o dom precioso da fé.

Ao longo de todo o Ano da fé, poderão alcançar a Indulgência plenária da pena temporal para os próprios pecados, concedida pela misericórdia de Deus, aplicável em sufrágio pelas almas dos fiéis defuntos, a todos os fiéis deveras arrependidos, que se confessem de modo devido, comunguem sacramentalmente e orem segundo as intenções do Sumo Pontífice:

1º) cada vez que participarem em pelo menos três momentos de pregações durante as Missões Sagradas, ou então em pelo menos três lições sobre os Documentos do Concílio Vaticano II e sobre os Artigos do Catecismo da Igreja Católica, em qualquer igreja ou lugar idôneo;
2º) cada vez que visitarem em forma de peregrinação uma Basílica Papal, uma catacumba cristã, uma Igreja Catedral, um lugar sagrado;
Ficam designados na nossa Arquidiocese de Natal os seguintes lugares: Catedral de Nossa Senhora da Apresentação - Tirol, Matriz de Nossa Senhora da Apresentação – Cidade Alta, Santuário de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha - Tirol, Matriz
de Nossa Senhora de Lourdes, onde estão os restos mortais do Pe. João Maria - Petrópolis, Santuário dos Santos Reis - Bairro dos Santos Reis, Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu - Bairro de Nazaré, Santuário dos Mártires em Uruaçu – São Gonçalo do Amarante, Santuário da Chama do Amor - Mártires de Cunhaú – Canguaretama, Santuário de Santa Rita de Cássia – Santa Cruz e a Igreja Matriz do Bom Jesus dos Navegantes de Touros que será elevada à condição de Santuário no início do próximo ano.
3º) cada vez que, nos dias determinados pelo Ordinário do lugar, em qualquer lugar sagrado participarem numa solene celebração eucarística ou na liturgia das horas, acrescentando a Profissão de Fé de qualquer forma legítima.

Ficam determinados os seguintes dias: 22 de fevereiro – Cátedra de São Pedro, 31 de março – Páscoa do Senhor, 30 de maio – Corpus Christi, 30 de junho – Solenidade de São Pedro e São Paulo, 16 de julho – Morticínio de Cunhaú - 03 de outubro – Protomártires do Brasil , 21 de novembro – Nossa Senhora da Apresentação, 24 de novembro – encerramento do Ano da fé e ainda mais o dia do padroeiro(a) de cada paróquia.

O presente Decreto tem validade unicamente para o Ano da fé.

Dado e passado nesta Arquiepiscopal Cidade do Natal, aos vinte e um dias do mês de novembro na Festa de Nossa Senhora da Apresentação, do ano do Senhor de dois mil e doze, sob o nosso sinal e selo de nossa chancelaria.
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano

DIOCESE DE CAJAZEIRAS PROMOVEU O I CONGRESSO DE ANIMAÇÃO BIBLICO - CATEQUETICA



Com o tema "Iniciação à Vida Cristã teorias, práticas e vivências hoje!", a Comissão de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Cajazeiras, realizou entre os dias 16 e 18 de novembro, o I Congresso Diocesano de Animação Bíblico-Catequética. Assessorando o congresso Pe Elison Silva, Coordenador do Regional Nordeste 2 de Animação Bíblico-Catequética.

O encontro reuniu oitenta e cinco catequistas de trinta e nove paróquias de duas áreas pastorais da Diocese de Cajazeiras.

O Congresso teve como objetivo fomentar a Animação Bíblico-Catequética e trabalhar a INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, dentro do contexto do que diz a ação evangelizadora da igreja no Brasil.

De acordo com o padre Franciarley, coordenador da comissão, o congresso está possibilitando uma boa interação entre os representantes das paroquias e o maior interesse em conhecer e colocar em prática nas comunidades as propostas da igreja através da Iniciação Cristã.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

CONSCIENTIENCIA NEGRA
















Falar-se em "Consciência Negra", é algo que deve ser buscado em suas origens.
Os negros foram violentamente arrancados de seu torrão natal.
A violência sofrida fez com que se apegassem às suas origens, aos seus deuses, às suas crenças, como uma espécie de defesa contra as violências a que sempre foram submetidos.
Com a Abolição, começou outra espécie de preconceito. Os empregadores não conseguiam esquecer de que eram escravos recém libertos, sem qualquer tipo de cultura. Incapacitados portanto para qualquer tipo de trabalho que não fosse o braçal.
Assim a situação ficou durante muito tempo, com os negros praticamente segregados, sendo muito difícil qualquer tipo de progresso. O ingresso em escolas sempre era dificultado aos negros. Os problemas cada vez mais se acentuavam.
Contudo, com o passar do tempo, a situação foi mudando. Conseqüência natural da evolução mundial.
As mudanças, no entanto, não foram tão radicais a ponto de se poder dizer que hoje em dia não existe qualquer tipo de restrição ao progresso dos negros.
Há que se notar que ainda existe uma quase segregação. Podemos dizer com mais propriedade que existe um preconceito não se pode dizer racial, mas sim quanto às reais qualificações dos negros.
As chances não são iguais. Poucos são os empregadores que, analisando duas fichas de candidatos com igual grau de conhecimento e de qualificações, irá empregar o candidato negro em detrimento do branco.
Pode-se notar que na maioria das grandes Empresas, de qualquer tipo, são poucos os negros que conseguem cargos a nível de direção. Será por incapacidade, ou por uma espécie de preconceito disfarçado? É algo para ser pensado e repensado.
Já está provado de que com as mesmas possibilidade de estudo e preparo, a cor da pele não significa que determinada pessoa tem maior ou menor capacidade de desenvolver o intelecto, ou de desempenhar funções. A questão é algo digno de estudos.
Analisar-se os porquês é uma outra questão. O que é necessário, é que certos conceitos e preconceitos sejam revistos, que se adquira uma melhor consciência da realidade, não digo nacional, mas mesmo mundial.
Há que se rever certas posições para que doravante não se olhe mais para a cor da pele das pessoas, mas sim para sua real capacidade e inteligência.
Há que se evitar para o futuro esse tipo de coisas. A cor da pele não significa absolutamente nada para se aquilatar a real capacidade das pessoas.
Neste Dia da Consciência Negra é esse apelo que fica. Igualdade total de oportunidades e possibilidades de desenvolvimento.

Marcial Salaverry

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHRES

 
 
QUEM NÃO ADMIRA A GRANDEZA DE MARIA, NÃO SABE
 
QUANTO DEUS  É GRANDE.
 
                                                                     (São Pedro Crisólogo)

SAUDAÇÃO AO NOVO BISPO AUXILIAR DE APARECIDA

 

A Nunciatura Apostólica comunicou, na manhã desta quarta-feira, 14 de novembro de 2012, que o Papa Bento XVI nomeou bispo auxiliar de Aparecida (SP) o Reverendo Padre Darci José Nicioli.

Mons. Darci, mineiro de Jacutinga, é missionário redentorista, professor e formador em sua província religiosa e, desde 2009, reitor do Santuário Nacional de Aparecida. No início da última década, foi chamado a Roma como reitor do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde se encontra o ícone original de uma das devoções marianas mais conhecidas no mundo. Em Roma, foi também superior da comunidade internacional de sua congregação.

A dedicação do Mons. Darci é sinal de que, como bispo auxiliar, será frutuosa sua colaboração com o cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis. O carinho que ele vem demonstrando no cuidado com os bispos, durante as últimas assembleias da CNBB, também nos deixa esperançosos em uma convivência feliz.

Unimo-nos a esse Irmão para desejar-lhe um santo ministério episcopal, damos-lhe as boas vindas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e lhe asseguramos nossas preces pelo completo êxito nessa nova missão que a Igreja lhe confia.

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

PAPA NOMEIA BISPO AUXILIAR PARA ARDIOCESE DE APARECIDA


 
 A Nunciatura Apostólica informa que o Santo Padre, o papa Bento XVI, atendendo ao pedido do arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno, em contar com um bispo auxiliar, nomeou o atual reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci José Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida.

Monsenhor Darci Nicioli é natural de Jacutinga (MG). Fez Teologia no Instituto Teológico São Paulo (SP) e mestrado em Teologia, no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma. Tem ainda, licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP).

O novo bispo auxiliar de Aparecida já desempenhou as funções de reitor do Instituto Filosófico Redentorista; professor de Teologia no Instituto Teológico São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi ainda superior da Comunidade Religiosa de Campinas; Superior da Casa Geral dos Missionários Redentoristas, em Roma; Superior e Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (2009-2013) e vigário provincial da Província Redentorista de São Paulo (2010-2014), entre outros.

Mensagem do Arcebispo de Aparecida

Atendendo ao nosso pedido, para satisfazer melhor as necessidades pastorais da Arquidiocese, o Santo Padre Bento XVI concedeu-nos, benignamente, um bispo auxiliar na pessoa do Revmo. padre Darci José Nicioli, CSsR, atual Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Como colaborador do bispo diocesano, o bispo auxiliar exerce o múnus episcopal como serviço a toda a diocese. É um irmão que colabora e caminha lado a lado com o bispo diocesano na missão de pastor, de servidor, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor, que veio para servir e não para ser servido.

São mãos que se unem para a promoção do bem do Povo de Deus e da Igreja de Cristo. O bispo auxiliar é chamado a participar da solicitude do bispo diocesano e a desempenhar seu múnus em harmonia com ele em trabalho e espírito. Ele presta um serviço à Igreja presente no território da diocese, ao colocar-se ao lado do bispo diocesano, e ao trabalhar com ele em unidade, respeito e total comunhão. Cabe a ele exercer seu episcopado abraçando com amor e dedicação a caminhada e a vida da Igreja local. Como todo ofício e múnus exercido na Igreja de Cristo, o bispo auxiliar como sucessor dos Apóstolos, participa da missão salvífica confiada à Igreja pelo próprio Salvador.

Agradecemos, de coração, ao Sumo Pontífice pela acolhida ao nosso pedido. Ao padre Darci José Nicioli, que já exerceu a função de ecônomo do Santuário Nacional e hoje é seu Reitor, nossos cumprimentos pela sua disponibilidade a serviço do Reino e as nossas mais fraternas boas-vindas ao colégio episcopal, à CNBB, e à arquidiocese de Aparecida, como bispo auxiliar. O Espírito Santo o ilumine e o fortaleça no seu ministério episcopal e a Virgem da Conceição Aparecida, sob cujo manto inicia sua nova missão, o proteja sempre.

                        Aparecida, 14 de novembro de 2012.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP
Presidente da CNBB

CNBB APRESENTA VERSÃO OFICIAL DA TRADUÇÃO DO HINO DO ANO DA FÉ


Após um cuidadoso trabalho de tradução e revisão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga a versão oficial do Hino da Fé para o Brasil. Trata-se de uma iniciativa das Comissões Episcopais Pastorais para a Liturgia e para a Doutrina da Fé, para que a canção seja usada pela Igreja no Brasil durante este Ano da Fé.
Clique aqui para conhecer a letra e as partituras do Hino Oficial do Ano da Fé.

A seguir, reproduzimos o texto enviado pelas comissões, com um breve comentário sobre a canção.
CREIO, Ó SENHOR!
Breve comentário ao hino do Ano da Fé

Conhecemos bem o quanto a música e o canto são importantes para a compreensão e o aprofundamento das ideias, e o quanto são úteis para a divulgação de campanhas e de projetos. Seguindo o convite do Santo Padre, “queremos celebrar este Ano de forma digna e fecunda” (PF, 8). Por isso, o Ano da Fé não poderia ficar sem seu hino. Dele esperamos que ajude a marcar este “tempo de particular reflexão e redescoberta da fé” (PF, 4).

Divulgado pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, o hino circulou rapidamente pela internet, inclusive em uma versão portuguesa. Os assessores das Comissões Episcopais Pastorais para a Liturgia e para a Doutrina da Fé prepararam esta versão brasileira. Depois de avaliada pelos presidentes dessas Comissões e pelo Secretário Geral da CNBB, tornamos pública, para que seja usada pela Igreja no Brasil durante este Ano da Fé.

PASTORAL DA PESSOA IDOSA - 8 ANOS


A Pastoral da Pessoa Idosa, um Organismo vinculado à CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi fundada no dia 05 de novembro de 2004 com o objetivo de assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, no âmbito da seguridade social, promovendo meios de acesso nas políticas públicas de saúde e assistência social, por meio da promoção humana e espiritual, atuando diretamente na prevenção e atenção à saúde, contribuindo na defesa e construção dos direitos, num processo educativo de formação continuada das pessoas idosas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, opção política ou credo religioso, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização.

"RECEBEMOS O DOM DE UMA VIDA LONGA. VIVER É BELO MESMO NA NOSSA IDADE," APESAR DE TUDO! BENTO XVI NA VISITA A UM LAR DA TERCEIRA IDADE


No âmbito do Ano europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre as gerações, Bento XVI realizou nesta segunda de manhã, em Roma, perto do Vaticano, uma visita a um Lar da Terceira Idade criado e animado pela Comunidade de Santo Egídio. Para além do contacto direto com os idosos, hóspedes da casa, Bento XVI dirigiu-lhes a palavra, alargando o seu horizonte a todas as pessoas de idade, sublinhando que são um valor para a sociedade:

“Esta visita coloca-se no Ano Europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre as gerações. Precisamente neste contexto, desejo reafirmar que os idosos são um valor para a sociedade, sobretudo para os jovens”. “Não pode haver verdadeiro crescimento humano e educação sem um contacto fecundo com os idosos, porque a sua própria existência é como um livro aberto no qual as jovens gerações podem encontrar preciosas indicações para o caminho da vida

terça-feira, 13 de novembro de 2012

UNIDADE ENTRE FÉ E CARIDADE - PAPA NO ANGELUS



Não obstante a chuva que batia forte esta manhã em Roma, um número consistente de fiéis e peregrinos de várias partes do mundo congregou-se na Praça de São Pedro, para ouvir ao meio dia, as habituais palavras do Santo Padre e recitar com ele a oração do Angelus.

Bento XVI partiu das leituras deste domingo, tiradas do primeiro Livro dos Reis e do Evangelho de São Marcos, para levar quantos o escutavam a uma reflexão sobre a unidade inquebrável entre fé e caridade, entre o amor a Deus e o amor ao próximo.

TRADICIONAL PROCISSÃO DA FESTA DO MORRO AGORA SAIRÁ DO BAIRRO DO RECIFE


A 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece na Zona Norte do Recife, este ano vai modificar sua tradicional procissão de encerramento. Agora o local de saída é o Marco Zero, no centro do Recife, não mais o Parque da Jaqueira, na Zona Norte. O público esperado é de 800 mil pessoas nos dez dias de evento, que ocorre de 29 de novembro a 8 de dezembro. A programação foi divulgada nesta quinta-feira (8).

A festa este ano traz o tema “Maria, conforto e esperança do povo de Deus”. A procissão ocorrerá no dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição. A concentração começa a partir das 14h30, no Marco Zero, no Bairro do Recife, área central da cidade. Antes, os fiéis se reuníam no Parque da Jaqueira, na Zona Norte. Esta será a segunda vez que a caminhada partirá do Marco Zero. A primeira foi em 2004, em comemoração aos cem anos da chegada da imagem da santa ao município.

DOM HEITOR DE ARAÚJO SALES ESTARÁ EM CURRAIS NOVOS/RN

 
DOMINGO CURRAIS NOVOS TEM A ALEGRIA RECEBER EM SUA MATRIZ DE SANT'ANA, DOM HEITOR SALES, ARCEBISPO EMÉRITO DE NATAL, PARA CELEBRAR OS 30 ANOS DO MOVIMENTO DAS CAPELINHAS EM CURRAIS NOVOS E NA DIOCESE DE CAICÓ!!, QUE TEVE A PRIMEIRA CAPELINHA NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS, POR INICIATIVA DE PADRE AUSÔNIO E DOM HEITOR!!
MISSA SOLENE CELEBRADA POR DOM HEITOR
AS 7h, NA MATRIZ DE SANT'ANA,
COM A PRESENÇA DAS 153 ZELADORAS DO MOVIMENTO DAS CAPELHINHAS DE CURRAIS NOVOS E TAMBEM REPRESENTANTES DAS CIDADES ONDE TEM O MOVIMENTO!!!!
VENHAM TODOS FESTEJAR CONOSCO!!!
@[1586293822:2048:Fabiano Dantas], @[100000109360938:2048:Valdir Dantas], @[100000855599173:2048:José Tadeu], @[100002102913640:2048:Alcivan Gomes de Araújo], @[100003326479372:2048:Sandoval Matias], @[100002530904039:2048:Henock Demétrio da Silva], @[100000445393074:2048:Tiago Leite], @[100003697733219:2048:Tiago Adonias], @[100003341678216:2048:Diego Roniere], @[100002641870504:2048:Giovanni Morais]...!!!DOMINGO CURRAIS NOVOS TEM A ALEGRIA RECEBER EM SUA MATRIZ DE SANT'ANA, DOM HEITOR SALES, ARCEBISPO EMÉRITO DE NATAL, PARA CELEBRAR OS 30 ANOS DO MOVIMENTO DAS CAPELINHAS EM CURRAIS NOVOS E NA DIOCESE DE CAICÓ!!, QUE TEVE A PRIMEIRA CAPELINHA NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS, POR INICIATIVA DE PADRE AUSÔNIO E DOM HEITOR!!
MISSA SOLENE CELEBRADA POR DOM HEITOR
AS 7h, NA MATRIZ DE SANT'ANA,
COM A PRESENÇA DAS 153 ZELADORAS DO MOVIMENTO DAS CAPELHINHAS DE CURRAIS NOVOS E TAMBEM REPRESENTANTES DAS CIDADES ONDE TEM O MOVIMENTO!!!!
VENHAM TODOS FESTEJAR CONOSCO!!!
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"A INFANCIA D EJESUS": LIVRO DO PAPA SERÁ LANÇADO EM PORTUGUÊS

 

Um dia após a sua apresentação mundial, no Vaticano, o último livro do Papa Bento XVI sobre a vida de Jesus será lançado em português no dia 21 de novembro em Portugal.
 
A obra conclui a trilogia sobre ‘Jesus de Nazaré’ e aborda os primeiros anos da vida de Cristo, os chamados “Evangelhos da infância”. No prefácio, Bento XVI explica que se trata de uma introdução aos dois livros precedentes, sobre a figura e a mensagem de Cristo.

'Jesus de Nazaré – A Infância de Jesus' refere que “Jesus nasceu numa época que pode ser determinada com exatidão. No início da atividade pública de Jesus, Lucas oferece mais uma vez uma datação pormenorizada e exata daquele momento histórico: é o décimo quinto ano do império de Tibério César”.

De acordo com o Papa, são necessários “dois passos” para uma interpretação correta dos textos bíblicos: “De um lado, é preciso perguntar-se o que os autores pretendiam dizer com o seu texto, naquele momento histórico; no entanto, “não é suficiente deixar o texto no passado, arquivando-o entre os eventos acontecidos há tempos”.

O Papa frisa que “este colóquio na encruzilhada entre passado, presente e futuro nunca poderá ser completo e que nenhuma interpretação alcança a grandeza do texto bíblico”.

O primeiro volume de ‘Jesus de Nazaré’ foi publicado em 2007 e era dedicado ao início da vida pública de Cristo (desde o batismo à transfiguração). A segunda parte da obra foi apresentada em março de 2011, e tratava os momentos que precederam a morte de Jesus e a sua ressurreição.

Joseph Ratzinger começou a escrever a obra no verão de 2003, antes de ser eleito Papa.

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ REALIZA IX ENCONTRO DO APOSTOPLADO DA ORAÇÃO


O Apostolado da Oração e o Movimento Eucarístico Jovem convidam o povo de Deus para o seu IX Encontro Arquidiocesano, no dia 11 de novembro, das 8h às 17h, no Ginásio de Esportes do Colégio Santa Úrsula, em Jatiúca.

Com o tema: “Jesus Cristo ressuscitado, razão de nossa fé” (ICor 15,17), a programação trará a participação do Pe. Vicente de Paula Neto, da Canção Nova-SP, apresentações, adoração e Celebração Eucarística. A entrada é franca!

ADMINISTRADOR DIOCESANO PEDE AO CLERO QUE REZE PELAS CHUVAS

 

O administrador diocesano de Caicó, padre Ivanoff da Costa Pereira, encaminhou aos párocos e vigários paroquiais da região carta circular pedindo que, em razão do período de estiagem que assola o Nordeste, possam rezar a oração pelas chuvas durante as celebrações eucarísticas. “Peçamos ao bom Deus que envie o quanto antes a benção das chuvas sobre o nosso semiárido”, ratificou o padre Ivanoff no comunicado.

“Deus, em quem vivemos, nos movemos e somos, concedei-nos a chuva na medida certa, a fim de que, ajudados suficientemente pelos bens presentes, cheguemos com confiança aos bens eternos”, ressalta um trecho da oração pela chuva no Missal Romano

OBRAS NO MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO PARA MELHORAR O TRÂNSITO NA PRAIA DE PIRANGI NATAL

Será suficiente? Preservar o cajueiro e melhorar o trânsito de Pirangi: desafio do verão.

A obra do caramanchão do cajueiro de Pirangi está 70% concluída. A expectativa é que até o dia 30 deste mês o processo de construção seja finalizado. A informação é do presidente da Associação dos Moradores de Pirangi do Norte (Amopin), Francisco Cardoso.
A parte de suspensão dos galhos está praticamente finalizada, segundo ele. “Resta apenas o serviço de acabamento das calçadas, obra que será realizada pelo DER”, afirma Cardoso.
Ainda de acordo com o presidente da Amopin, a suspensão dos galhos do Maior Cajueiro do Mundo está sendo acompanhada por técnicos do Idema, agrônomos e biólogos, para que não cause nenhum dado à árvore.
Por Antonio Roberto e-Turismo.

MORRE O ATOR E DIRETOR MARCOS PAULO DA REDE GLOBO

 


Após uma luta de mais de um ano contra um tumor no esôfago, o ator e diretor Marcos Paulo veio a falecer na noite deste domingo (11).
Marcos Paulo morreu de embolia pulmonar. Ele estava em sua casa, no Rio. Na última sexta (09), Marcos havia marcado presença no “IV Amazonas Film Festival”, que aconteceu em Manaus. Em agosto do ano passado, o diretor havia passado por uma cirurgia para remover o tumor.
No início de novembro de 2012, o Hospital São José, no Rio, havia divulgado que Marcos Paulo tinha vencido a batalha contra a doença, após uma bateria de exames. “Uma saúde perfeita e o câncer do esôfago em total remissão”, disse a nota da clínica na época.
Em recente entrevista à revista “Alfa”, o diretor comentou: “Quando recebi a notícia do câncer, pensei: ‘Perdi’. É uma coisa chocante. Você sempre acha que pode acontecer com quem está do lado. Nunca com você”. E completou: “Estou vivo e essa é uma guerra que tinha de enfrentar. Guerras são feitas de batalhas, e a gente vai vencendo uma a uma”.
Publicado por Robson Pires.

COMEÇA MAIS UMA TEMPORADA DE VOOS LIVRES NA SERRA DO LIMA EM PATU-RN


Amantes do voo livre de todo o mundo estão aproveitando mais uma boa temporada de ventos no interior do Rio Grande do Norte. Em Patu, na região Oeste do estado, a Serra do Lima é um dos melhores locais do país para a prática do esporte. E lá, a quase 700 metros de altura, as aventuras pelo céu já começaram.
Segundo os praticantes do voo livre em Patu, os meses de outubro, novembro e dezembro são os melhores do ano. É nesta época de ventos fortes que aparece gente do mundo inteiro atrás de curtir essa aventura. São pelo menos 20 turistas desembarcando na cidade a cada semana. Um grupo, da França, trocou o frio do outono europeu pelo calor do sertão nordestino. Didier Vazy é o líder da turma. É a primeira vez que ele vem ao RN. “A paisagem é uma beleza, um prazer”, disse ele.
Amantes do voo livre de todo o mundo estão aproveitando mais uma boa temporada de ventos no interior do Rio Grande do Norte. Em Patu, na região Oeste do estado, a Serra do Lima é um dos melhores locais do país para a prática do esporte. E lá, a quase 700 metros de altura, as aventuras pelo céu já começaram.

Segundo os praticantes do voo livre em Patu, os meses de outubro, novembro e dezembro são os melhores do ano. É nesta época de ventos fortes que aparece gente do mundo inteiro atrás de curtir essa aventura. São pelo menos 20 turistas desembarcando na cidade a cada semana. Um grupo, da França, trocou o frio do outono europeu pelo calor do sertão nordestino. Didier Vazy é o líder da turma. É a primeira vez que ele vem ao RN. “A paisagem é uma beleza, um prazer”, disse ele.Com vento forte e gente disposta para a aventura, Patu agora se prepara pra receber, em breve, um campeonato mundial de parapente.

DIOCESE DE CAICÓ REALIZOU CONGRESSO DA JUVENTUDE


 
A Diocese de Caicó realizou o Congresso Diocesano da Juventude neste sábado, 10 de novembro, com a participação de grupos, movimentos e pastorais de vários municípios do Seridó.
A concentração aconteceu  às 16h, no pátio da matriz de São José, em Caicó, de onde os jovens sairão em marcha até a catedral de Sant’Ana. Com o tema “Chega de Violência e Extermínio de Jovens” (Campanha Nacional Contra a Violência e o extermínio de Jovens), o percurso foi animado pelo Ministério da Música da Renovação Carismática Católica.
Uma missa campal, às 17h30, presidida pelo administrador diocesano, padre Ivanoff da Costa Pereira, encerrarou o congresso. Além disso,aconteceu a  cerimônia de abertura do Ano da Fé na diocese e arrastão com a Banda Cavaleiros de Cristo.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

IGREJA NO BRASIL CELEBRA 2º ANO DA BEATIFICAÇÃO DE BÁRBARA MAIX

 


                                           

                Da Redação, com Arquidiocese do Rio Grande do Sul



 
Madre Bárbara Maix foi beatificada no dia 06 de novembro de 2010 em Porto Alegre
Dom Dadeus Grings presidirá uma Missa nesta terça-feira, 6, em comemoração aos dois anos da Beatificação de Madre Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A Celebração terá início às 18h30 na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Porto Alegre (RS).

Durante todo o dia, o Santuário São Rafael, espaço que guarda as relíquias da Bem-Aventurada, estará aberto para visitação dos fiéis.

Madre Bárbara Maix foi beatificada no dia 06 de novembro de 2010, em Porto Alegre. O processo, que começou em 1993, teve a autorização do Vaticano publicada em maio de 2010, pelo Papa Bento XVI, através do decreto do milagre atribuído a intercessão da madre.

O decreto fala sobre o menino Onorino Ecker, que em julho de 1944, ficou completamente curado após sofrer queimaduras de terceiro grau. O garoto brincava quando lhe sobreveio uma panela de água fervente. Através do reconhecimento deste milagre, deu-se o último passo de beatificação.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria está presente no Brasil e em mais oito países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Venezuela, Moçambique, Bolívia, Itália e Haiti.

PAPA BENTO XVI ENVIA MENSANGEM PELA MORTE DO PATRIARCA DA IGREJA BÚLGARA

 

Da Redação, com Rádio Vaticano
O Papa Bento XVI enviou um telegrama ao Presidente Interino do Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Búlgara, Dom Grigorij di Veliko Trnovo, manifestando pesar pelo falecimento do chefe da Igreja Ortodoxa Búlgara, o Patriarca Máximo. Ele faleceu em Sofia, na Bulgária, manhã desta terça-feira, 6, aos 98 anos.

Ele era o mais antigo patriarca dentre todos os Primazes das igrejas ortodoxas. Estava internado no Hospital de Lozinetz há um mês. Na mensagem, Bento XVI destaca a calorosa acolhida que teve o então Papa João Paulo II quando de sua visita ao país em maio de 2002 e as boas relações que o patriarca Búlgaro mantinha com a Igreja Católica.

Já o presidente da Conferência Episcopal Búlgara, Dom Hristo Prokov, enviou um telegrama ao Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Búlgara onde exprime “sincero e profundo pesar pela morte de Sua Santidade o Patriarca Máximo e unidos ao seu sofrimento, rezamos ao Senhor para que acolha a sua alma”.

O Patriarca Máximo nasceu em 29 de outubro de 1914 e em 4 de julho de 1971 foi eleito patriarca da Bulgária. Esteve à frente da Igreja Ortodoxa da Bulgária durante grande parte do período da ditadura comunista e posteriormente na transição democrática do país.

A Igreja Ortodoxa Búlgara possui cerca de 6,5 milhões de fiéis na Bulgária e cerca de 2 milhões imigrados para países europeus, América e Austrália. Atualmente, a Igreja Ortodoxa Búlgara está em comunhão com outras Igrejas Ortodoxas e é reconhecida quer pelo Patriarcado de Moscou quer pelo Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

PADRE COMENTA ASPECTOS FORTES DA TEOLOGIA DE BENTO XVI


Padre Paulo pertence ao clero da Arquidiocese de Cuiabá; é autor de diversos livros e apresenta semanalmente o programa “Oitavo Dia”, pela TV CN.

Bento XVI é um dos grandes teólogos que chegaram à Sé de Pedro; um dos mais importantes pensadores da Igreja e do mundo nos últimos dois séculos. Doutorou-se em Teologia com a tese "Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho" e lecionou a mesma ciência na Universidade de Munique.
Em 1977, recebeu a sagração episcopal e escolheu como tema "Colaborador da Verdade". Em 1981, foi nomeado, pelo então Papa João Paulo II, como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Publicou diversos livros e artigos. Porém, a contribuição literária mais significativa que ofereceu à Igreja foi sua participação na elaboração do Novo Catecismo da Igreja Católica. Ele foi Presidente da Comissão encarregada da preparação do Catecismo apresentando ao Santo Padre a finalização do trabalho.
Padre Paulo Ricardo Azevedo Júnior, mestre em direito canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e membro do Conselho Internacional de Catequese (Coincat) da Santa Sé, descreve alguns aspectos sobre o pensamento de Joseph Ratzinger acerca da fé, da razão e do mundo relativizado.
O padre também define o motivo que torna Bento XVI um dos personagens mais importantes na Teologia Católica e apresenta, segundo o pensamento do Papa, um caminho para lidar com o problema do relativismo.
noticias.cancaonova.com - O que faz Ratzinger ser considerado o grande teólogo dos tempos atuais?

Padre Paulo Ricardo - Por causa da sua fé extraordinária e da sua inteligência extraordinária. Ratzinger reúne as duas coisas. Isso o faz ser um grande homem: alguém de grande fé e fidelidade à fé da Igreja e um homem de grande inteligência espiritual. Por exemplo, as homilias que ele produz. Aquelas homilias são frutos de reflexões pessoais, ninguém as fez para ele, mas ele mesmo as escreveu. Lemos as páginas por ele escrita e vemos uma inteligência extraordinária que aquece o coração e faz você se deter diante de um parágrafo e dizer: eu nunca pensei isso, mas é nisso que eu creio. Isso o faz ser um grande teólogo.

noticias.cancaonova.com - Qual o discurso de Ratzinger acerca da fé e seu relacionamento com a ciência?

Padre Paulo Ricardo - O convívio mútuo em que a fé e razão caminham juntas é algo que Joseph Ratzinger sempre chamou a atenção. Ele faz questão de lembrar que existe um compromisso fundamental do cristianismo com a racionalidade desde o seu início. Por quê? Assim como no Antigo Testamento, os profetas tiveram que desmitificar os deuses falsos através da pregação profética, também no mundo grego, os filósofos desmistificaram os deuses pagãos através da crítica filosófica. Então, Ratzinger sempre viu que existe um paralelo entre aquilo que os profetas fizeram no Antigo Testamento e aquilo que os filósofos fizeram na Grécia. É a mesma coisa, através de instrumentos diferentes. Ambas serviram para preparar o Evangelho.

Fé e razão caminharam juntas no início nos primeiros séculos do cristianismo. A ruptura se deu no final da Idade Média e início da Idade Moderna, com o protestantismo. Na verdade, foi Lutero quem dividiu fé e razão. Quando Lutero rejeitou a Teologia Católica ele, de alguma forma, decretou que a fé era algo irracional, era puro sentimento e que não havia nenhuma racionalidade nela mesma. E foi a partir da Revolução Protestante que se deu esse estranhamento entre fé e razão e que foi crescendo cada vez mais, ao ponto de chegar à situação que temos hoje. Mas, nós católicos tivemos uma longa experiência, de mais de mil anos, de convívio harmonioso entre fé e razão.
Ratzinger crê perfeitamente que este convívio pode continuar. Tanto que, no famoso discurso que fez em Regensburg, ele convidou as religiões a se sentarem à mesa para que pudessem discutir racionalmente uma forma de conviver pacífica, sem que um tivesse que destruir o outro. Ratzinger sempre insistiu muito no fato de que a fé sem a razão fica cega e a razão sem a fé enlouquece. Uma precisa da outra. São duas asas; tirando uma delas alguma coisa de muito ruim pode acontecer.
noticias.cancaonova.com - Como entender o mundo relativista sob a ótica de Joseph Ratzinger?

Padre Paulo Ricardo - Quando falamos de relativismo, falamos de idolatria, ou seja, é o homem que tomou o lugar de Deus. Uma coisa é indiscutível: quem faz a verdade é Deus. Ele é o criador e faz aquilo que é verdade. Quando o homem diz: a verdade quem faz sou eu, ele está se colocando no lugar de Deus. Então, o que temos não é um mundo de incrédulos, mas um mundo de idólatras. Ou seja, pessoas que não acreditam em Deus por que elas se colocaram no lugar de Deus. Elas dizem: a verdade é aquilo que eu decreto. Deus é uma realidade que não deixa minha vida intacta. Não adianta dizer: creio em Deus, mas minha vida não muda. Não. Se Deus existe minha vida muda pelo avesso. Se Ele existe, Ele é o meu Senhor e existo para Ele. É a revolta do homem que diz: eu não posso suportar que exista um Deus.

Essa voz do homem moderno relativista foi expressa por um filósofo ateu que diz: “Meus irmãos, vou falar-vos com franqueza: se os deuses existissem como é que eu poderia suportar não ser um deus? Logo, os deuses não existem!” Homem quer ser deus, mas como ele não consegue ser deus, decreta: ninguém é deus. Com isso nós voltamos ao Politeísmo, onde existem vários deuses. Neste caso, cada homem quer ser deus no lugar de Deus. Neste sentido, precisamos mais uma vez daquela ação dos profetas e dos filósofos, precisamos desmascarar por meio da fé e da razão aqueles falsos deuses que querem estar no lugar do Deus Verdadeiro.
noticias.cancaonova.com - Qual o caminho proposto pelo Papa para lidar com o relativismo do homem?

Padre Paulo Ricardo -
O problema, na verdade, não é de fé e nem de racionalidade, é um problema de moral, de conversão. É o homem que deve retomar ao seu lugar de criatura e deve servir ao seu Senhor, deve descer do trono. O nosso mundo não vai se resolver se tiver que escolher entre a fé e a razão ou se tivesse que lutar por um absolutismo ou relativismo. Na verdade, o problema é que nós vivemos em um mundo sem coração, ou seja, um mundo que não quer amar, não quer realizar aquele processo doloroso que é tirar a si mesmo do centro para amar o outro. O homem se coloca no lugar de Deus, no centro de tudo, por que não quer amar, não quer mudar seu coração.

Neste sentido nós encontramos a teologia de Joseph Ratzinger. Ratzinger é um agostiniano, ou seja, ele foi fortemente influenciado pela teologia de Santo Agostinho. E para Santo Agostinho as coisas se resolvem sempre na realidade do amor. O amor é a alavanca que tudo move. Então, se nós quisermos resolver o nosso problema de fé, razão e ditadura do relativismo o que precisamos é nos reencontrar com o amor de Cristo. E isto Bento XVI proclamou desde o início de seu pontificado quando lançou a encíclica “Deus caritas est”. Como bom discípulo de Santo Agostinho, ele sabe muito bem que tudo vai encontrar seu eixo no amor.
André Luiz
Da Redação